10 de fevereiro de 2014

CACHOEIRAS DE PRES. FIGUEIREDO



Estamos há poucos meses da Copa do Mundo, mas não podemos esquecer do tempo que cada um dos estados teve para preparar-se para esse momento. Daí vem a primeira pergunta: - como será que estamos preparados para recepcionar os turistas (brasileiros e estrangeiros) que virão a Manaus por conta dos jogos que acontecerão na Arena da Amazônia, antecipadamente já eleita campeã dos acidentes fatais ocorridos nos estádios construídos ou restaurados para a Copa 2014?  
A segunda pergunta seria: - quem ao longo desses anos de preparação para a Copa, de fato se preocupou com os turistas que virão a esta cidade, no sentido de oferecê-los o melhor, principalmente em termos de opções de lazer com segurança e responsabilidade?
Nesse aspecto eu gostaria de comentar um dos pontos turísticas mais procurados não só por turistas de fora, como pelos próprios moradores da região. Falo especificamente das belas e atrativas Cachoeiras de Presidente Figueiredo. Neste último final de semana estive por lá. Fui a três delas, acompanhando duas pessoas amigas do nordeste que estão em Manaus curtindo alguns dias de férias.
Pelo que vi nas cachoeiras que visitei, não tenho a menor dúvida: - não mudou coisa alguma! Pelo contrário. Como estão localizadas em propriedades privadas, permanece explícita a preocupação exclusiva dos proprietários com o lucro da exploração das visitas. Pode faltar tudo nas Cachoeiras, menos cancela e gente na porteira para cobrar a entrada por cabeça. Além do porteiro, mais adiante surge um segundo porteiro para conferir e recolher o ticket que você pagou na entrada. Chegando nas Cachoeiras, se por ventura você precisar de ajuda de alguém da propriedade, seja qual for o motivo - desista. Não vai encontrar ninguém.   
Numa dessas cachoeiras que visitei, pasmem, tem até placa avisando que os proprietários se eximem de qualquer responsabilidade por acidente que possa acontecer com os visitantes. É ou não é muita cara de pau? Nas cachoeiras, até que me provem ao contrário, você não encontra ninguém da parte do empreendimento, trabalhando na orientação ou na segurança dos visitantes. Se alguém precisar de socorro, qualquer que seja o acidente, só tem uma alternativa: contar com a assistência e a solidariedade das pessoas e das famílias que estão ali naquele local.  
É bom lembrar que no período da Copa os rios estarão cheios, consequentemente com maior volume de água nas cachoeiras, o que significa mais correnteza, mais perigo e riscos de acidentes. Não bastasse isso, entre a porteira do empreendimento e as cachoeiras, o acesso exige uma boa caminhada, onde a situação das trilhas também deixa muito a desejar. As passarelas de madeira, onde existem, estão velhas, partes podres, ou soltas, com lodo, escorregadias ou com remendos mal feitos e de todo tipo.
Diante dessa situação, uma outra pergunta: - onde estão as autoridades que preparam a recepção aos turísticas e não dão conta da precariedade em que se encontra a infraestrutura das cachoeiras de Presidente Figueiredo? Se cobram pelas visitas, os proprietários estão no dever de cuidar e oferecer segurança aos frequentadores. Nada contra que ganhem dinheiro com a exploração das cachoeiras, mas que façam isso com mais carinho e responsabilidade com os visitantes.
Diante desse quadro, conclui-se que as autoridades estão sendo omissas com essa situação de precariedade. Todas as cachoeiras deviam contar com pessoas treinadas e capacitadas para socorrer os visitantes em situação de emergência. Frequentar as cachoeiras tem seus riscos. Por mais cuidadoso que o visitante possa ser, não está livre de um acidente, do mais leve ao mais grave. E não é só nas cachoeiras, pois as próprias trilhas, passarelas e escadas precárias de acesso oferecem risco potencial de acidente.
Será que é dessa forma que nós vamos mostrar as cachoeiras aos turistas nacionais e estrangeiros durante a Copa do Mundo? Por enquanto nos cobram 10 reais por cabeça e que Deus cuide do resto. E quando a Copa chegar, quanto será o preço da visita? 10 dólares? 10 Euros? 10 Libras? Em nome do lucro dos proprietários, e da omissão das autoridades competentes, nos resta rezar para que nada aconteça de ruim aos visitantes que forem a Presidente Figueiredo conhecer as suas Cachoeiras.