7 de junho de 2008

Tiros de Baladeira (XVI)

MULTA AMBIENTAL (1)
O anúncio de multa milionária, no valor de 380 milhões contra a empresa GETHAL, na verdade acaba tendo um impacto negativo perante a sociedade. É simples o motivo! Quem no Brasil já recolheu de fato aos cofres públicos uma multa nesse valor? Até prova em contrário, fica só na notícia e nas prateleiras dos órgãos controladores e da justiça, acumulando tempo, papel e recursos intermináveis. Aliás, a preocupação do estado e da mídia em anunciar as multas, não é mesma com relação a informar quando e quanto é que de fato já foi pago dessas multas aplicadas. Quem se dispõe a dar essa notícia para a sociedade?

MULTA AMBIENTAL (2)
Quem lembra as várias vezes em que a mídia anunciou multas milionárias aplicadas contra a PETROBRÁS, por exemplo. Quanto do total das multas aplicadas contra essa empresa já foi de fato recolhido aos cofres públicos. Não adianta dizer que a empresa desenvolve grandes e belos projetos relacionados ao meio ambiente. Parabéns! Mas não misturemos as coisas. Estamos falando de multas. Quem sabe dizer quanto a Petrobrás já recolheu em espécie aos cofres públicos? Vale para todas as outras empresas que já receberam multas milionárias. Falei de multas milionárias!

MULTA AMBIENTAL (3)
Um sujeito estrangeiro compra uma área de terra que cabe um país inteiro dentro, menti publicamente e cinicamente que está fazendo investimentos em benefício das comunidades existentes na área, deixa abandonado um volume enorme de toras de madeira arrancadas da floresta, e nós aqui ficamos vendo as autoridades batendo boca e cabeça sem saber o que fazer contra essa aberração. Já sei até o que vai acontecer! Vão aplicar uma multa milionária no gringo, ele não vai pagar, tampouco vai deixar de ser dono da terra. Isso mesmo – dono da terra!

5 de junho de 2008

E aí?


Eu já comentei sobre este assunto e gostaria de retornar ao mesmo, independente se terei ou não a atenção daqueles que julgamos em condições de intervir em nome da população. Aliás, na verdade falo daqueles a quem confiamos os nossos votos, acreditando que vão estar sempre entrincheirados para defender os interesses da comunidade, doa a quem doer. Pode parecer cômico, mas não custa sonhar e tentar!
Eu quero retomar o assunto da diminuição do tempo de carência nos estacionamentos dos shoppings. Repito! A redução do tempo de carência de 30 para 15 minutos é imoral. É um atentado à inteligência do cidadão, portanto, um atentado também à inteligência das autoridades e dos políticos que deviam estar atentos para esse tipo de desrespeito à comunidade local. Não é por que nos outros estados já fizeram isso, que eles aqui vão resolver agora bancar o macaco, repetindo medidas esdrúxulas e imorais.

Com todo o respeito aos dirigentes dos shoppings, eu gostaria de vê-los colocar seus familiares, idosos e/ou deficientes, para tentarem entrar, estacionar, ir ao shopping pagar uma conta e sair em 15 minutos. Eu pago para assistir! Aproveito e convido também os nossos vereadores e deputados a colocarem seus idosos e/ou deficientes para tentarem fazer a mesma coisa. É evidente que não vão conseguir. O novo tempo de carência é exatamente para ninguém conseguir.

Ora, se a intenção é aumentar a receita administrativa dos shoppings, então tomem uma decisão mais digna, mais decente e mais honesta. É simples! Que eles anunciem o fim do tempo de carência. Deixar em 15 minutos é assumir que são desrespeitosos e que estão simplesmente nos tratando como idiotas, ou seja, aqueles que primeiro reclamam feito bobos, mas depois pagam como se nada tivesse acontecido.

Autoridades! Políticos! E aí? Vamos ter que engolir mais essa? Se os senhores se omitem, em quem o cidadão vai poder buscar apoio para defesa dos seus interesses? Vamos lá – mexam-se! Aceitamos até que fiquem favoráveis ao novo tempo de carência. Só não aceitamos que se comportem como avestruz, como se nada disso fosse importante ser discutido com responsabilidade e sem brincar com a inteligência do cidadão.