17 de setembro de 2009

David Assayag vai vestir azul

Há algum tempo eu não me chocava ao ler uma nota em jornal. De repente, ao ler a noticia de que Davi Assayag vai vestir azul, senti um vazio e uma profunda tristeza. Estranho! Digo estranho por que não sou um apaixonado pelo Boi Bumba e só estive na arena uma única vez, porém o suficiente para imaginar que David Assayag e Boi Garantido eram indivisíveis. Fico imaginando como está sendo difícil para quem conhece a tradição do Boi de Parintins, imaginar agora David Assayag entrar na arena vestido de azul. Só falta agora o GARANTIDO oferecer um contrato e vestir Arlindo Junior de vermelho. É assim que aos poucos vamos dando adeus ao encantamento.

Não estou condenando a atitude de David. Ele é um profissional, creio que vive disso e deve ter seus motivos para trocar o seu boi do coração pelo boi contrário. Sorte do Caprichoso que vai ter na arena e a seu favor, a mais bela voz da floresta amazônica.

Para encerrar, lembro um fato da noite em que estive na arena de Parintins, quando uma senhora, parintinense, já de idade, vestida de vermelho e brincando feliz ali ao meu lado, emocionada com o canto de David Assayag, virou-se para nós e disse a seguinte frase: “o David é o nosso Uirapuru”. Fico imaginando como estará o coração dessa torcedora com essa notícia de que o seu Uirapuru vai pintar as penas de azul e cantar para animar a torcida do boi antes contrário. O que é pior! Enquanto ele (David) estiver cantando na arena, ela (torcedora) vai ter que assisti-lo em silêncio, mas certamente com o coração chorando e espedaçado. Adeus encantamento!

16 de setembro de 2009

Faixa de Pedestre!

Só quem anda na rua a pé tem uma idéia da falta de educação de quem está na direção de um veículo nesta cidade de Manaus. Aqui, poucos, pouquíssimos, se preocupam com o pedestre que precisa atravessar uma rua, mesmo estando ele diante de uma faixa de segurança. É óbvio que o pedestre também não é nenhum santo. Na verdade é outro mal-educado e burro, pois prefere arriscar a vida em qualquer lugar para atravessar uma via, do que usar a passarela.
Mas, vamos falar agora apenas das faixas de segurança. Aqui em Manaus faixa de segurança na verdade é uma faixa de insegurança mortal. O risco de não chegar do outro lado é grande. Se você achar que colocando o pé na faixa de segurança o motorista vai estar atento, parar e lhe dar passagem, acredite – você é um forte candidato a levar uma trombada de conseqüências imprevisíveis. E mais! Quem lhe atropelar numa faixa de segurança, provavelmente não vai parar para lhe socorrer e com certeza absoluta não vai ser preso ou coisa parecida. O azar, a dor e os prejuízos físicos e financeiros serão somente seus. Não duvide não!
É lamentável a situação de algumas faixas de segurança nesta cidade, apesar de que pouco importa se ela está visível, nova ou velha. Na verdade serve apenas de enfeite, pois são raros os motoristas que respeitam. No Parque 10, onde já existe um exemplo de Zona e Zorra do trânsito manauara, temos uma faixa quase invisível exatamente em frente ao antigo BEA, atual BRADESCO. Com ela pintadinha ninguém conseguia atravessar em paz, imagine agora que praticamente sumiu. O mais incrível, pasmem, é que há menos de 5 ou 7 metros, fica uma tenda da policia, com policiais normalmente presentes, e nem assim os motoristas se sentem intimidados a respeitar a faixa e dar passagem aos pedestres.
Diante desse quadro vergonhoso, fico imaginando o desperdício de dinheiro para pagar os azulzinhos que ficam nas esquinas preocupados em aplicar multas ou com o celular grudado no ouvido conversando com alguém. Deveriam estar plantados nas faixas de segurança obrigando os motoristas a pararem para as pessoas atravessarem e aí sim aplicando multas naqueles idiotas que se recusam a parar e obedecer. Há pouco tempo atrás colocaram um azulzinho na Djalma Batista para fazer exatamente isso numa das faixas de segurança, mas, como de praxe, tudo aquilo que é bom nessa terra dura pouco. O guardinha tomou doril - simplesmente sumiu.

15 de setembro de 2009

Não provoque quem está quieto!

O cenário político nacional decididamente se constitui hoje na maior fonte de inspiração de articulistas, jornalistas, caricaturistas, humoristas, etc. Muita coisa bem feita, mas muita porcaria também. Piada em torno dos políticos, por exemplo, todo dia nasce uma. A que eu vou mostrar a seguir, com certeza não é nova, mas certamente é uma que merece ser contada, pois representa uma das melhores imagens do nosso político.
NÃO PROVOQUE QUEM ESTÁ QUIETO!

Alguém conta que um famoso político brasileiro viajava a bordo de um avião na ponte Rio x São Paulo, tendo ao seu lado um garoto de uns 10 anos de idade, usando óculos, muito sério e totalmente concentrado na leitura de um determinado livro.

Assim que o avião decolou, o garoto manteve-se absorvido na leitura, enquanto que o político resolveu chamar a atenção do garoto ao lado. Virou-se para ele e disse:

- O vôo parece ficar mais curto quando a gente consegue bater papo com o passageiro ao lado. Você gostaria de conversar comigo para o tempo passar mais rápido?

O garoto fechou o livro, olhou sério para o político e respondeu:

- Quem sabe não seja interessante. Sobre qual tema o Sr. gostaria de conversar?

- Que tal política? Você acha que nós brasileiros devemos apoiar o terceiro mandato para o presidente LULA ou devemos dar uma chance a outro candidato?

O garoto olhou sério, suspirou e replicou:

- Pode ser um bom tema! Mas, antes gostaria de lhe fazer também uma pergunta.

- Pode perguntar! – provocou o político sorrindo para o garoto.

- Os cavalos, as vacas e os cabritos comem a mesma coisa, ou seja, capim, grama e ervas. O senhor concorda comigo?

Claro que sim! – respondeu imediatamente o político.

- No entanto, prosseguiu o garoto: os cabritos excretam bolinhas, as vacas largam placas de esterco e os cavalos soltam enormes pelotas. O Sr. saberia me explicar qual a razão disso?

O político, pego de surpresa, ficou acanhado, mas logo confessou que não sabia responder.

Em seguida o garoto concluiu:

- Se o senhor não entende de bosta nenhuma, como pode querer discutir comigo quem deve ou não governar o Brasil?

Sistema de Transporte - cada dia pior!

Na semana passada, ouvindo o noticiário da rádio a caminho do meu trabalho, escutei algo que eu não sabia se ria ou se chorava. Devia ter escrito antes, mas faltou-me tempo para fazer isso. Mas, como o tema é antigo e vem se perpetuando, resolvi comentar agora, depois de enfrentar 45 minutos de engarrafamento por conta de um coletivo no prego no meio da via pública.

O locutor da rádio, entrevistando a nossa autoridade maior do trânsito em Manaus, falavam da retirada de mais 12 ônibus de circulação na cidade, que se juntavam a outros 76 que também já haviam sido retirados. Desses 76, segundo dito pela entrevistada, uma parte já teriam sido recuperados e supostamente colocados de volta em circulação para atender a população. Mas, cá comigo, fico imaginando o tipo de recuperação feita para colocar tão rapidamente coletivos sucateados de volta circulando nas ruas de Manaus. Tenho minhas dúvidas e não ficaria surpreso se o coletivo no prego, que me deixou 45 minutos no engarrafamento, seja exatamente um desses supostamente recuperado e devolvido para atendimento ao povo.

No fundo, o que mais chamou a atenção naquela entrevista foram os motivos alegados para a retirada dos ônibus de circulação. Pasmem! Segundo a autoridade entrevistada, os coletivos foram recolhidos por que estavam caindo aos pedaços, sujos, imundos, precários, etc. Foi até mais além! Diante da precariedade constatada dos coletivos, resumindo entendo que tenha dito que o transporte dos usuários em Manaus está sendo feito em condições desumanas.

Diante dessa declaração, cabe o seguinte questionamento: será que só agora é que o departamento de trânsito do estado descobriu que o sistema de transporte coletivo de Manaus não funciona, não presta e só faz raiva aos usuários? Porque motivo esse departamento não promovia blitz antes? Porque não? Porque só agora? Eu não ando de ônibus, mas só o fato de dirigir nas ruas de Manaus prestando atenção nos coletivos em minha volta, ora saltando fumaça para tudo quanto é lado, ora no prego atrapalhando o trânsito, ora lotado feito sardinha em lata ou se auto-inflamando em plena via pública, isso me credencia a dizer com tranqüilidade o que muita gente já está careca de saber, ou seja, que esse sistema é ruim demais e que os ônibus são tudo isso que só agora o departamento de trânsito parece ter descoberto – velhos, cacarecos, sujos, imundos, poluidores potenciais, precários, etc. etc.

Repito o questionamento: porque será que só agora os dirigentes do trânsito descobriram ou constataram a precariedades dos coletivos que circulam em Manaus? Será que eles acompanham as notícias de jornais, em particular a luta diária, desigual e dolorosa dos usuários e estudantes contra a falência total do sistema de transporte coletivo da cidade? Será que já disseram a eles que recentemente deram novo aumento de tarifa para os coletivos e em lugar da frota melhorar e crescer ela está piorando e desaparecendo? Perguntar não ofende!