24 de agosto de 2008

OPORTUNISMO!...


Com o mandato chegando ao final, políticos se mobilizam para querer mostrar o que não conseguiram ao longo do mandato – seriedade, imparcialidade, compromisso com a coisa pública, em particular com o erário público.

Querer agora às vésperas de um novo pleito por fim no nepotismo, é simplesmente esdrúxulo. Só tem um entendimento - oportunismo puro! Só agora, depois de passarem praticamente os 4 anos gerando emprego na própria família às custas do nepotismo e do erário público, resolvem mudar de discurso como quem muda de roupa? No mínimo acreditam que somos todos nós um bando de trouxas.

A verdade nesse episódio é uma só. Os políticos estavam conscientes de que essa mazela do nepotismo no ambiente público havia escapado do controle deles e que a qualquer momento despencaria sobre suas cabeças como resultado de uma manifestação/decisão que viria do supremo tribunal federal (contribuindo com os anseios da sociedade) e não da vontade da maioria da classe política local ou nacional.

Sabedores disso, os mais espertos resolveram se fantasiar de cordeiros e tirar proveito da maneira mais cínica possível nesse pleito eleitoral. Imaginem! Até o pai do nepotismo no Amazonas, brincando com a inteligência do povo, agora quer se passar por VILÃO e HERÓI da mesma novela. Quer ser o FAVORITO do eleitor amazonense, vivendo no mesmo corpo os papéis de FLORA e DONATELA. Se o desempenho for medido pelo número de empregos gerados na família, dos salários sugados dos cofres públicos e da raiva que ele nos causa com o seu cinismo, sem dúvida um BELO trabalho. Merece todos os troféus, incluindo uma banana.

Na Câmara Municipal de Manaus, até convencimento em contrário, a demonstração de oportunismo em véspera de campanha foi algo inédito. Numa única seção conseguiram discutir, reunir assinaturas e instalar uma CPI para investigar a aplicação de recursos na recuperação e tapa buraco no Distrito Industrial. Em termos de eficiência sem dúvida é algo inédito - nota mil.

Tudo bem! Façamos de conta que acreditamos nos propósitos daqueles que instituíram a CPI. Vamos acreditar que os ilustres vereadores estão de fato sensibilizados e preocupados com os buracos do Distrito Industrial. Daí então, eu pergunto: porque em 4 anos de mandato eles não demonstraram a mesma disposição e eficiência para instalar uma CPI para os buracos que transformaram Manaus numa tábua de pirulitos? Para a licitação do sistema de transportes que acabou mantendo Manaus como refém das mesmas mazelas e das mesmas empresas falidas e de quinta categoria? Para o falido projeto EXPRESSO, cantado em verso e prosa como a solução para Manaus, e que levou mais de 150 milhões do bolso do contribuinte e que até hoje não se sabe qual é a dívida acumulada, quanto já se pagou desse prejuízo, quanto falta pagar e quem está sendo julgado e condenado por esse prejuízo milionário causado ao povo? Por enquanto, o contribuinte está respondendo sozinho por esse prejuízo milionário, com a ajuda de 33 pessoas que ganharam um mandato e não conseguem honrá-lo em sua plenitude e mais o nosso povo que não consegue reagir, sair do marasmo e deixar de ser omisso na defesa dos seus direitos e da coisa pública.