5 de abril de 2007

Corujinhas - Com respeito é melhor.

A questão dos controladores de velocidade (corujinhas) é muito polêmica. Creio que no fundo a população é favorável à utilização dessa ferramenta, com o objetivo de se conter acidentes graves de trânsito em pontos estratégicos da cidade de Manaus. Não há dúvidas quanto a isso.
O problema é a forma como ele é implementado, dando a clara demonstração de que o foco principal é a receita a ser gerada com as multas. O sistema novo da Prefeitura foi implantado sem a menor preocupação com a sinalização obrigatória, gerando revolta da população e levando o prefeito a rever os procedimentos e cancelar multas por um determinado tempo. No fundo foi dado um prazo exatamente para tratarem de colocar a sinalização obrigatória nos pontos onde foram instalados os aparelhos corujinhas, o que não foi feito pelo fato de que a preocupação maior parecia ser disparar o sistema e começar a arrecadar as multas.
Mas, se formos observar de perto a sinalização que foi ou está sendo colocada, podemos classificá-la de ruim a muito ruim. Para o custo que esse sistema vai representar para a Prefeitura, não se justifica a mediocridade do serviço de sinalização. No período noturno a situação é ainda pior, simplesmente por que o motorista não consegue ler o que está escrito nas placas. A tinta usada obviamente não é a recomendada para essa situação, mas com certeza, na urgência de ver esse sistema funcionando e faturando, vale qualquer coisa e o motorista que dê o seu jeito de enxergar o que está escrito.
Os nossos ilustres vereadores, eleitos para defenderem os interesses dos munícipes, deveriam estar atentos a essa situação, pois serão vítimas também dessa péssima sinalização espalhada na cidade. O Detran, a Polícia Militar de Trânsito e o próprio CREA-AM, por meio das suas unidades técnicas, podem também contribuir com a sociedade local, alertando a Prefeitura para a má qualidade da sinalização de alerta colocada nas proximidades dos controladores de velocidade.
Outro alerta é quanto a aferição desses equipamentos, considerando que no atual sistema não existe mais aquele painel luminoso que informava a sua velocidade naquele instante de passagem, o que permitia ao motorista conferir com a velocidade registrada no painel do seu carro. Até hoje a Prefeitura não esclareceu o funcionamento desses aparelhos (novos corujinhas), a tecnologia utilizada e a maneira como vai ser feita a manutenção em termos de aferição desses equipamentos. Entendo como um direito do cidadão conhecer esses detalhes, afinal ele é quem vai ser o principal alvo. Pena que isso não seja respeitado, como não está sendo respeitado o direito do cidadão de ter uma sinalização de alerta decente e não uma sinalização precária/deficitária que acaba lhe induzindo a cometer a infração.