5 de outubro de 2016

O JOÃO NINGUÉM mais votado...

A cada anúncio dos resultados das urnas em Manaus, a curiosidade aumentava em cima daquele candidato que disparava na frente no número de votos. 
- Quem seria aquele JOÃO, até então um JOÃO NINGUÉM na política local, que surgiu do nada e estava simplesmente desbancando os campeões de voto na cidade?. 
Não demorou muito e veio a resposta. É um pastor de Igreja, um homem de Deus que chegou a Manaus há pouco mais de 6 anos.
Ao ser entrevistado pela mídia, segundo noticiário, disse o pastor eleito que dedicava a sua vitória a Deus. Sem querer polemizar a sua declaração, entendo que na atual conjuntura, mais importante do que dedicar a vitória a Deus é, de agora em diante, e no mínimo pelos próximos 4 anos, dedicar o seu mandato para fazer aquilo que Deus de fato espera de seus pastores nessa terra, principalmente quando decidem se enveredar pela política partidária.
Muitos pastores e missionários de Deus já fizeram isso pelo Brasil afora. Nada contra! 
Mas, em muitos casos que estão por aí para comprovar, ao sentirem o gosto e as mordomias que o poder oferece, os mensageiros de Deus acabam optando por silenciar em lugar de enfrentar e combater as mazelas de dentro do próprio parlamento. Mazelas que denigrem, envergonham e mancham a imagem do parlamento e dos parlamentares. Coisas simples como o famigerado auxilio paletó que não acaba, a imoral falta por motivo de força maior que criaram para justificar qualquer coisa, etc.Mas, essa ainda não é a hora para julgar nada. O pastor ainda está só debutando na CMM. Depois que assumir a cadeira de vereador, em pouco tempo ele estará familiarizado com tudo de bom e de ruim que a casa tem a oferecer. Daí, é escolher se veio para ser e fazer diferente, para servir ao povo, indistintamente, para resgatar a honra e a dignidade do parlamento que há muito tempo se arrasta na lama, ou se simplesmente veio apenas para ser mais um e viver uma nova experiência.  
Toda sorte para o João Pastor, o vereador debutante e mais votado do pleito 2016.  

4 de outubro de 2016

VELHOS CACIQUES foram expurgados...

Conferindo a lista publicada dos vereadores eleitos, constata-se que velhos caciques e velhas conhecidas raposas políticas que já vinham na realidade definhando com os resultados das urnas desde eleições passadas, desta vez terminaram a campanha expurgados do poder. 
Um ou outro, cá entre nós,  até pode ter sido pego de surpresa neste pleito. Mas, creio eu que a maioria deles tinha consciência dos riscos que estavam correndo nessa eleição. Sabiam que a disputa pela reeleição não seria nada fácil, principalmente em função da péssima imagem da classe política nos dias de hoje.  
Alguns desses velhos caciques que não se reelegeram, eu não os vejo como derrotados. Entendo que eles cumpriram regularmente seus mandatos com responsabilidade e dignidade. Agora, é calçar as sandálias da humildade, aceitar a decisão das urnas e tocar a vida em frente.   
Na política também se pendura as chuteiras. Infelizmente existem os políticos egoístas que não aceitam largar do osso e imaginam morrer gagá no parlamento e ser enterrado sentado na cadeira da tribuna. Como não sabem escolher o momento certo de parar, o eleitor acaba fazendo isso por eles. Os velhos caciques, experientes até o tucupi na arte de fazer política, depois que deixam o parlamento, podem sim continuar prestando um serviço ainda mais nobre e relevante à sociedade e aos seus respectivos partidos. Basta entender que chegou a hora de calçar as sandálias da humildade e, em lugar de ficar arrumando explicações para a derrota e teimando em voltar de qualquer jeito ao poder, que tal dedicarem-se com afinco à formação de uma nova geração de políticos do bem e de homens públicos melhor preparados para o exercício do poder.  

3 de outubro de 2016

VEREADORES - honrem seus mandatos...

Honrar o mandato, entre outras coisas,  é respeitar o eleitor que acreditou nas suas propostas, que saiu de casa e foi à urna oferecer o seu voto e a sua confiança. Lembre-se, caro vereador eleito: você passou uma campanha inteira pedindo voto para ser um vereador e ocupar uma cadeira na Casa do Povo. Agora, eleito, vá lá e cumpra com dignidade o mandato que não é seu, mas do povo que confiou nas suas palavras e nos seus projetos.

Não estrague o brilho de sua vitória e não comprometa a sua credibilidade com os seus eleitores. Pode lhe custar muito caro. Repito! Aos seus eleitores você pediu a oportunidade de uma cadeira no parlamento. Não coloque nem permita que os caciques políticos coloquem em leilão o seu mandato. Não aceite trocar a cadeira sagrada do parlamento que o povo lhe outorgou por um cargo qualquer do poder executivo municipal, simplesmente para pagar compromissos de campanha, atender conchavos políticos esdrúxulos ou para arrumar ocupação para políticos que acabaram de ser julgados pelo povo e expurgados do poder. Estamos de olho!

SEGUNDO TURNO em MANAUS

Quem vai honrar o mandato? É isso mesmo:
- Quem vai honrar o mandato?
Esta é uma das perguntas que deve povoar a cabeça do eleitor na decisão do seu voto no segundo turno do pleito em Manaus. A escolha daquele que de fato está sendo honesto nas palavras, nas propostas e na disposição de honrar o mandato de Prefeito do primeiro ao último dia. Espera-se eleger um prefeito que no meio do mandato não nos apareça com a conversa fiada de querer sair para fazer outros voos políticos, argumentando que é para atender um chamado do além, os anseios do povo ou o clamor das ruas. Essa onda não cola mais!

Nos debates desse segundo turno, o que se espera dos candidatos que seguem em frente na disputa é, acima de tudo, o compromisso de honrar com o mandato. Quem for o escolhido, deve cumprir o mandato de prefeito de Manaus entre 2017-2020 e não o utilizá-lo cinicamente como trampolim político no meio do caminho. Esse compromisso deve ser cobrado pela população e colocado de forma honesta e transparente pelos candidatos. Aguardemos! 

2 de outubro de 2016

VAMOS AO 2º TURNO em MANAUS

Creio que deu o que todos já esperavam – Arthur e Marcelo.
Muitos esperavam que o candidato pastor, pela força da sua Igreja na Capital, seria o adversário de Arthur no segundo turno. Só acho que não contavam com a resistência e a indisciplina de uma legião de fiéis nas urnas. São outros tempos minha gente... Agora, por conta de voto ninguém mais tem medo de castigo de papai-do-céu, tampouco de ir para o inferno. 
O que também não foi surpresa para muito gente, foi a votação do vice-governador do Amazonas, candidato a prefeito de Manaus que, de tanto receber e não fazer nada na vice-governadoria, creio eu, resolveu sair candidato a prefeito sem o apoio do seu governador. Se em lugar de gravar propaganda subindo ladeira com dois baldes, um em cada mão, tivesse optado por carregar um só balde na cabeça, até para honrar o próprio apelido, possivelmente teria conquistado mais alguns votos. Essa foi uma candidatura esdrúxula, porém de final feliz. Afinal, o candidato vice-governador derrotado vai voltar para a vice-governadoria remunerada, para as mordomias que o cargo lhe oferece e, se o governador não lhe arrumar ou delegar o que fazer, descansará até a próxima eleição.     

O candidato José Ricardo, mesmo com o partido esfacelado, escondendo-se até da própria estrela antes exibida com tanto orgulho, acabou se saindo pessoalmente muito bem. Não pelo seu partido, obviamente, mas pela imagem própria que criou e que passa ao eleitor, ou seja, de um político dinâmico, combatente e comprometido com as causas populares. Já o candidato Serafim surpreendeu com a sua votação, mas, graças a Deus, vai continuar seu trabalho na tribuna, de onde não deve sair, pois vai crescer politicamente e merecidamente como legislador e não com executivo.