2 de abril de 2009

O Fiel e o Guardião


O fiel procurou o seu orientador espiritual na Igreja e, timidamente, disse:

- Guardião, eu leio todos os dias o blog do Holanda, da dona Menga Junqueira, do Zé Jorge e um tal de Clube da Baladeira, e eles agora estão discutindo uma coisa que eu não estou conseguindo entender direito.

Sim meu filho. E qual é essa coisa que está perturbando o seu coração? – pergunta o guardião.

- Na verdade não tem nada a ver com o meu coração, mas com o meu bolso. Eu queria que o Senhor me explicasse qual é a diferença entre o DÍZIMO DA IGREJA e esse tal de DÍZIMO DO PALETÓ.

- É simples meu filho. O dízimo da Igreja é um EMPRÉSTIMO que você faz a DEUS e ele lhe retribui com muitas e muitas bênçãos.

E o dízimo do paletó? – avexa-se o fiel em querer saber.

Bem, meu filho. O dízimo do paletó na verdade é um EMPRÉSTIMO SEM RETORNO que você e um mundão de gente faz todos os anos como EXPIAÇÃO, pelo fato de não aprender a votar direito.

- Então quer dizer guardião que eu, minha mulher e meus filhos não sabemos votar.

- Depende! Em quem vocês votaram na última eleição.

- No senhor! Lembra mais não?

DIGA NÃO AO DÍZIMO (AUXÍLIO) DO PALETÓ



1 de abril de 2009

Quanto Cinismo!...


Vejam como são as coisas. Por muitos anos a Câmara Municipal funcionou nas proximidades da rua Itamaracá, a mais famosa da cidade de Manaus quando o assunto é prostituição. Aliás, quantos deles [vereadores(as)], no passado e no presente, não foram vaiados ou aplaudidos pelas prostitutas que freqüentavam a galeria para assistir as reuniões? Quantos deles não davam suas voltinhas pelas ruas mais animadas das cercanias da CMM da Sete de Setembro ou por outros redutos mais sofisticados da prostituição local, buscando voto ou quem sabe até mesmo os serviços profissionais das prostitutas. Como disse Leonel, tem quem hoje prefira meios mais sofisticados, como a Internet. Vamos lá! Neguem! Nós vamos fazer de conta que acreditamos. Nós também sabemos ser cínicos e hipócritas para satisfazer o ego de gente de coração ruim.

Se eles votaram contra acreditando que Deus possa estar lá de cima aplaudindo essa decisão, o cão, lá do inferno, com certeza deve estar dando gargalhadas de ver gente preocupada em não oferecer o título de utilidade pública para a Associação das Prostitutas, mas cinicamente dispostos a manter a mão no bolso do contribuinte, do gay, das bolsas das prostitutas e das lésbicas, simplesmente para ter garantido, como se fosse de utilidade pública, salário extra para comprar kit paletó, cuja verba muitas das vezes é utilizada para outros fins. Isso sim é imoral, isso sim é prejuízo para o erário público, isso sim devia acabar e os senhores vereadores vergonhosamente se omitem de fazer. Deviam se envergonhar da situação em que se encontram os Conselhos Tutelares do Município de Manaus, a maioria em precárias condições de funcionamento em termos de material e pessoal. Há algum tempo atrás fizeram uma audiência para tratar da questão dos conselhos tutelares e a ausência da maioria dos políticos foi lastimável, vergonhosa sobre todos os sentidos.

Tem vereador falando em maturidade da CMM. O que é isso vereador! Como diria um amigo - me poupe! Está pensando em enganar quem? Que maturidade é essa, se no dia da votação de um assunto sério, mais de 30% dos vereadores da casa faltaram ao trabalho. Um número que inclusive poderia ter feito a diferença. Já que os senhores estão falando tanto de moral e de decência para derrubar o projeto das prostitutas, então cobrem dos faltosos que declarem publicamente os seus votos e os motivos por que faltaram. A omissão ou covardia não cabe nesse momento e nem o cão lá das profundezas do inferno perdoa! Esperamos que os faltosos respeitem pelo menos aos seus eleitores e digam da tribuna ou publicamente através da mídia, qual seria o seu voto e por que se ausentaram da discussão e da votação. Lamentamos também aqueles que mudaram o voto da noite para o dia, com a mesma simplicidade que mudam de kit paletó todos os anos, sabendo que o ônus não sai do seu bolso, mas do bolso do contribuinte, inclusive das prostitutas, gays e lésbicas.

Outra indecência é ouvir de um vereador que a aprovação do projeto iria demonstrar conveniência com a exploração sexual. Outro diz que aprovaria se fosse das ex-prostitutas. Ora bolas! E o que é que eles de objetivo e de prático fazem para combater a exploração sexual, principalmente de adolescentes nesta cidade? Tanto faz ser prostituta ou ex-prostituta, a discriminação e a omissão é a mesma. Elas estão correndo atrás de um título de utilidade pública, exatamente por que os poderes públicos e os supostos representantes da sociedade não cumprem com a sua parte. Enquanto as prostitutas estão nas madrugadas, nas ruas e esquinas fazendo aquilo que a milênios todos sabem, ou seja, vendendo o corpo para sobreviver, tem muito político, também a milênios, e sem criar vergonha, aproveitando as madrugadas para tramar contra os adversários ou vender a alma e a família em troca de voto, de um mandato e de mais poder. Essa mesma disposição em vetar o projeto das prostitutas, eu gostaria de ver para investigar o sistema de transportes coletivos que continua um caos, o famigerado e falido sistema expresso nunca investigado, a buraqueira da cidade, as obras paralisadas do viaduto, a situação irregular de dezenas de obras entregues sem o Habite-se, a vergonha da educação local reprovada todos os anos nas avaliações nacionais, a perseguição e execração de secretários por conta de emprego para acomodar cabos eleitorais, a ocupação irregular de áreas de preservação ambiental por parte de projetos comerciais e/ou habitacionais milionários, a invasão orquestrada de terras sob a tutela camuflada de políticos em troca de votos, a miséria e a fome crescente nas periferias, explorada de forma cínica e irresponsável em programas sensacionalistas de televisão, a pirataria desenfreada que esquenta dinheiro sujo e sabe Deus quantas campanhas milionárias vem alimentando. Por tudo isso: qual o título que devemos dar aos senhores(as) por tanta falta de compromisso e omissão de dever?

29 de março de 2009

TIROS DE BALADEIRA XXIV

LICENÇA AMBIENTAL
Jornal local neste final de semana denúncia que a maioria dos empreendimentos de turismo ambiental no Amazonas é irregular, ou seja, não possuem a licença ambiental. Até aí nenhuma novidade. O curioso na matéria é que só publicam o quantitativo e omitem os nomes das empresas. Seria omissão ou mera proteção a potenciais clientes de anúncios? E o compromisso com a causa maior, onde é que fica? Se as autoridades competentes não conseguem fiscalizar, cobrar e punir essas empresas, o que dirá o resto. A questão ambiental, como sempre, é muito discurso florido e pouca disposição e interesse para a prática.

PARQUE PONTE DOS BILHARES
O poder público gastou uma fortuna para construir uma área de lazer para a população e depois a mesma é tomada de assalto por gangues formadas por elementos perigosos. Protegidos pelo estatuto, pois a maioria é menor de idade, eles fazem o que querem. A Prefeitura eliminou a sujeira material que tomava conta daquela área e surgiu outra tão prejudicial e perigosa quanto a primeira. E, como sempre, a única prejudicada é a população, que passa a ter medo de freqüentar o local. Eis um assunto que merece a atenção dos nobres vereadores, se é que estão preocupados com isso.

ALIADOS EM CONFLITO
É curioso observar como aliados recentes de campanha estão entrando facilmente em atrito e não é por conta do interesse público ou social. O que está em jogo são os interesses individuais, do próprio umbigo e partidário. Eles se juntam para fazer o mal aos outros e depois se separam para fazer o mesmo um contra o outro. Prática muito comum entre os nossos políticos. Triste, mas é verdade!

TRANSPORTE URBANO
Continua tudo do mesmo jeito. Nem a prometida nova licitação aconteceu. A Prefeitura não resolve nada, parte dos vereadores se omite e a outra parte fica só no discurso. Prejudicado só mesmo o povo que depende desse sistema podre e falido.


NOVA SAFRA POLÍTICA
A nova safra de vereadores já está ficando em débito com os seus eleitores. Uns calados, outros calados e surdos, outros calados, surdos e cegos. Um ou outro ainda tenta mostrar trabalho e competência para o exercício do mandato. Está na hora de começar a honrar pelo menos o kit paletó que sai do bolso do contribuinte. Vamos lá gente! O tempo passa rápido e são apenas quatro anos de mandato.

DINHEIRO PÚBLICO FÁCIL
Curioso como aparece fácil dinheiro público para colocar propaganda em carro de corrida lá fora, e não aparece para ajudar a colocar comida na cozinha de entidades daqui mesmo que ajudam pessoas pobres, deficientes, doentes, etc. Entidades que estão fazendo inclusive aquilo que seria dever do poder público.