8 de fevereiro de 2020

EXPLORAÇÃO MINERAL NA AMAZÔNIA

Essa discussão sobre a regularização da exploração dos garimpos é antiga. Porém, com certeza mais antiga ainda, secular, é a exploração clandestina, mansa e impune que acontece na Amazônia.
Assim, sem querer aprofundar o mérito, questiono o fato da indignação contra a regularização da exploração mineral em terras indígenas, não ser a mesma para acabar com a exploração clandestina que acontece e que já levou para fora do Brasil bilhões de reais.
Está se condenando a exploração ilegal e, nesse mesmo instante, clandestinamente, estão extraindo e levando as riquezas da área de forma mansa e impune.
Você já viu alguma organização de defesa da Amazônia montar acampamento nos locais de extração mineral (garimpos), de modo a chamar a atenção do mundo e impedir que ela aconteça? São tantas que daria para ocupar todos os locais de extração. Gostaria de ver algumas dessas organizações ocupando essas áreas e impedindo a extração. 
De certa forma esse assunto existe envolto num tremendo cinismo, pois essa exploração clandestina tem por trás verdadeiros e poderosos tubarões. Quem está lá na ponta fazendo a extração na terra, é um coitado, é um Zé Ninguém, comandado a ferro e fogo, sujeito à lei do garimpo, a lei do cão.
Por trás da luta pela não regularização da extração, presente em todas as esferas de poder, não se iludam, está o interesse escuso dos poderosos que já estão lá fazendo a exploração clandestina de forma mansa e impune. Recentemente a polícia e o exército estiveram por lá desocupando alguns garimpos e destruindo algumas máquinas. Aquele garimpeiro Zé Ninguém que estava nesses garimpos, pode ter levado alguns cascudos para abandonar a área, vai ficar sem renda por um tempo, mas logo os poderosos tratarão de acomoda-lo em outro garimpo. Eles até podem ter ficado assustados com a ação da polícia, mas eles também acreditam na impunidade, que houve prejuízos materiais e financeiros, mas nada que a exploração clandestina, que vai continuar e não vai parar nunca, possa recuperar rapidinho o que foi perdido.
No dia em que não existir mais o que explorar clandestinamente, aí com certeza a lei regulamentadora da exploracão será publicada e cinicamente comemorada.
Isso aqui é Brasil!