7 de maio de 2007

Eles querem upgrade!...

No encontro de vereadores que aconteceu ou está acontecendo no nordeste, surgiu uma idéia que merece destaque pela sua importância para o futuro do Brasil. Resumindo é o seguinte: os vereadores não querem mais ser chamados de vereadores. Querem ter o direito a um “upgrade”. Vereador é coisa de país subdesenvolvido e o Brasil agora passou a ser um país em desenvolvimento.

Ora, se o Brasil sofreu um "upgrade", nada mais justo que os vereadores tenham também esse direito. Em vez de vereadores, eles querem passar a ser chamados de “deputados municipais”. É verdade gente! Acreditem! Nós sabemos que não vai trazer nenhum benefício para a sociedade, muito menos vai ajudar a moralizar a vida pública nacional. Entretanto, levem em conta que vai resolver a crise existencial ou o complexo de inferioridade que aflige o ego de uma parcela dos nossos ilustres vereadores brasileiros, que não aceitam mais conviver com esse nome. É justo que queiram ouvir de seus eleitores nas ruas a doce frase: fale meu deputado! Bem diferente de ouvir - fale meu vereador!... Sentiram a diferença? Pois é!

Mas o que será mesmo que motiva um vereador a levantar uma idéia dessa natureza, que na verdade não trás nenhuma contribuição para a sociedade, muito menos para o resgate da imagem da classe a qual pertence? Os políticos no Brasil, indistintamente, há muito tempo andam desacreditados e, quando surgem com uma idéia como essa que visa atender exclusivamente a satisfação do próprio ego, na verdade só alimentam a indignação e a revolta das pessoas. Isso só pode ser coisa de vereador desiludido com a sua carreira política e que já se conscientizou de que, pela vontade dos eleitores, ou seja, pelo voto, jamais alcançará o status pleno e verdadeiro de um deputado estadual ou federal. Daí a necessidade de promoverem a qualquer custo um upgrade, nem que seja só no nome, apenas para satisfazer o próprio ego e um dia morrer feliz.

A idéia não deixa de ser um upgrade, como acontece nos computadores. A diferença é que nos computadores o upgrade é real e na maioria dos casos os usuários ficam satisfeitos com os resultados. No caso dos vereadores a mudança é um pouco radical, unilateral, pois é aquela coisa que vai sair do nada para chegar a coisa nenhuma, satisfazendo apenas o ego daqueles que não agüentam mais serem chamados de vereadores. Coitados!...

Num país onde até boi voa quando o assunto é política, é bom começarmos a nos acostumar com a possibilidade da aprovação dessa marmota.