6 de novembro de 2007

Férias em Margarida

O final de ano está chegando e as pessoas já começam a programar as férias. Hoje, um dos melhores passeios para a família amazonense, e que está mais próximo das suas possibilidades financeiras, são as praias de Margarida, na Venezuela. Eu já estou querendo ir novamente com a família e um grupo de amigos.

Mas, a questão é a seguinte: está valendo a pena correr os riscos que a BR-174 oferece à vida, à segurança e ao bolso de quem quer ir curtir as praias de Margarida? Quando eu falo no bolso, estou falando nos prejuízos e na depreciação do veículo para cobrir o trecho Manaus/Pacaraima e de Pacaraima/Manaus.

Em novembro de 2006 eu estive em Margarita e fui pela estrada. Na volta fiz um comentário, publicado inclusive na Folha de Boa Vista, de Roraima, falando do sufoco que enfrentei no trecho que liga Manaus até o município brasileiro de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. A estrada, naquela ocasião, já vivia uma situação crítica, ou melhor, lamentável.

Placas no caminho anunciando as obras de recuperação não faltavam – encontramos muitas. Só não tivemos o prazer de testemunhar operários de fato trabalhando nessas obras. Nem na ida, muito menos na volta. De novembro/2006 para cá, já ouvimos muita coisa sobre essa estrada BR-174, principalmente promessas de recuperação. De resto só mesmo notícias ruins de que a estrada está cada dia pior.

Pergunto: o que de fato foi feito nessa estrada nos últimos 12 meses? O que de concreto foi realizado no sentido de não atrapalhar o sonho de quem está programando as suas férias nas praias de Margarida? De antemão, pelo amor de Deus não venham colocar a culpa nas chuvas para não terem feito nada?

Eis um serviço de utilidade pública que a mídia local (jornais e televisão) pode prestar para a sociedade amazonense, principalmente para aqueles que estão se programando para curtir as praias de Margarida agora nas férias entre dezembro/2007 e fevereiro/2008. Investigar e informar ao cidadão quais são as reais condições de tráfego da BR-174. Informar quais trechos e quantos quilômetros da BR-174 foram efetivamente recuperados nesses últimos 12 meses e o investimento realizado.

As praias de Margarida representam uma excelente opção de férias para os amazonenses. Essa opção tem que ser olhada com mais carinho e responsabilidade pelas autoridades competentes, zelando para que essa opção seja mantida/preservada. Tem muita conversa e muita promessa, mas na verdade o que se tem assistido é a destruição da estrada avançar em grande velocidade, enquanto os serviços de recuperação andam em passos de tartaruga (quando andam) e se limitam, na maioria dos casos, a operações de tapa-buraco (que é dinheiro jogado fora) aqui e acolá.

O certo é que ninguém sabe e ninguém tem uma informação correta e confiável para oferecer à sociedade, e em particular para as pessoas que querem ir para Margarida nas férias, sobre as condições da estrada BR-174. Repito: eis um tema para a mídia local prestar um serviço aos amazonenses, ajudando-os a decidir se vai ou não vai para Margarida usando a estrada. Vamos aguardar!