3 de setembro de 2010

Tiros de Baladeira (XLIV)


SECA NO INTERIOR
Arrumaram assunto para os candidatos deitarem e rolarem em cima da ingenuidade do povo do interior. Imaginem o que não devem estar prometendo aos nossos irmãos interioranos para acabar com a seca. Nessa hora a criatividade para ganhar voto é de fazer inveja a qualquer mortal. No fundo eu fico mesmo é com pena do caboclo do interior que, depois da eleição, vai ficar mais 4 (quatro) anos na beira do barranco esperando pelos milagres prometidos.

A CAMPANHA VAI ESQUENTAR
Tem comentaristas político anunciando que a campanha política local vai esquentar nessa reta final. Daí então, fico eu aqui pensando com meus botões. Será que o candidato que aparece na sua campanha promocional fotografado vestido num garboso colete à prova de balas já estava esperando por esse anunciado esquentamento? Vejam como são as coisas! E nós aqui pensando que era macaquice do tal candidato. Esse parece ser daqueles que segue a risca o velho ditado - seguro morreu de velho!

POLÍTICOS DESEMPREGADOS
Já dá para imaginar que teremos uma quantidade boa de candidatos “com mandato” que vão ficar sem emprego a partir de janeiro de 2010, pois não serão reeleitos, não possuem outro emprego e às vezes não sabem ou não aprenderam a fazer outra coisa a não ser política. Significa que a pressão política sobre os cargos públicos no próximo governo vai ser ferrenha, pois os partidos obviamente vão querer acomodar os seus derrotados em algum lugar, doa a quem doer. E, nessa disputa infernal, aguardem, pois vão estar também os nossos ilustres “fichas sujas”, com poder de barganha até mais forte do que os colegas de “fichas limpas”. Política é isso aí! Alguém tem dúvida disso?

MANAUSTRANS
Manaus tem agora um novo órgão para cuidar do trânsito da cidade. Anotem essa data de hoje! É muito importante. Daqui um tempo vamos poder avaliar se realmente esse órgão nasceu para resolver os problemas de trânsito da cidade ou será mais um órgão para atrapalhar, dar palpites e gerar irritação e despesas para o contribuinte. E mais! Que haja compromisso e responsabilidade das autoridades na escolha do gestor desse órgão. Que a opção de escolha seja técnica e não política. Não podemos mais ter à frente desse problema crônico da cidade, uma pessoa que não sabe a diferença entre “limite de velocidade” e “velocidade sem limite”.

MAIS AZULZINHOS
Não há duvida quanto à necessidade de mais azulzinhos na cidade de Manaus. Só que precisamos de azulzinhos treinados e capacitados para conduzir e desafogar o trânsito nos pontos críticos, e não para ficar em pé nas esquinas com uma caneta e um bloco de multas na mão. Outra coisa! Que os próximos azulzinhos sejam ensinados que a prioridade como instrumento de trabalho dele deve ser o apito e não a caneta com o talão de multas.

1 de setembro de 2010

Tiros de Baladeira (XLIII)


Jovens podem fazer a diferença
De acordo com dados publicados na mídia local, mais de 452 mil jovens, entre 16 e 24 anos, irão às urnas em outubro próximo. Será que essa galera (no bom sentido) tem idéia da revolução que pode causar no cenário político local, dedicando o seu voto ao processo de renovação do quadro político deste estado? Há muito tempo estamos carentes de novas lideranças. É chegada a hora de mudar esse cenário e os jovens eleitores do Amazonas podem dar uma enorme contribuição para o resgate da credibilidade e da dignidade da atividade política. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Interior valorizado
Quem acompanha a agenda dos políticos, é intensa a movimentação deles no interior do Amazonas. Eles sabem perfeitamente o quanto o voto do eleitor interiorano pode fazer a diferença na hora da contagem. Creio que há muito o interior não via tanto político fazendo caminhada, abraçando velhinhas, beijando senhoras e colocando criancinhas no colo. Alguns deles, disputando reeleição, estão cumprindo uma agenda de visitas ao interior que nunca fizeram ao longo de todo o mandato. Tudo pelo voto! Tudo pela chance de continuar no poder, não importando muito de que maneira conseguir esse objetivo.

Proposta Concreta para o Interior
Até presente data ninguém apresentou uma proposta clara, concreta e objetiva para tirar o nosso interior da situação em que se encontra. Que a coisa anda de mal a pior todos eles admitem, mas o que temos assistido é muita conversa fiada, muito blábláblá e nenhuma novidade que nos dê esperança de que esse cenário possa melhorar nos próximos 4 anos. Na verdade não são apenas os candidatos que são os mesmos. As juras e as promessas feitas ao homem interiorano também são as mesmas das campanhas passadas. A cara de pau é tanta que até os chavões são exatamente os mesmos. Os nossos irmãos interioranos bem que merecem melhor sorte.

Tem quem acredite!
Você já deu conta de quantos candidatos aparecem na tela da sua televisão todos os dias, dizendo que é gente humilde, nasceu de família pobre e no interior do Amazonas? Pois é! Mais próximo do fim do horário político, esse perfil tenderá a ficar mais dramático ainda. Além de pessoa humilde, pobre e de ter nascido no interior, vai ter candidato dizendo que antes de vir para capital se alfabetizar na escola pública, foi picado de cobra, contraiu malária (impaludismo), bronquite aguda, ameba, asma, beribéri e febre-amarela. E, pasmem, tem quem acredite que essas figuras estejam falando a verdade. Paciência!