21 de fevereiro de 2009

A Segurança que mete medo!...


Artigos de jornais, pronunciamentos da tribuna, entrevistas e desabafos de pessoas e autoridades locais, estão pipocando ultimamente aqui em Manaus, tendo como foco a conduta de policiais que supostamente oferecem segurança para bandidos, participam de aniversários e do convívio familiar de traficantes, praticam extermínio de pessoas e sabe Deus o que mais de ruim andam fazendo impunemente por aí.

O que é extremamente intrigante observar é que são comentários, acusações e relatos da mais alta gravidade, envolvendo agentes públicos pagos pelo contribuinte para oferecer segurança à sociedade e não para bandido. A situação hoje é de tamanha insegurança que se um policial se aproxima ou lhe pede para parar o carro no acostamento, a vontade é desobedecer, é de correr, fugir, pois já não se tem mais a certeza de que se trata de uma abordagem honesta e segura. Queremos acreditar, evidentemente, que as policias são constituídas na sua grande maioria de pessoas de bem, honestas, dignas e responsáveis. Mas a realidade é que aqui existe uma banda podre espalhando o medo, fazendo o que bem entende e ainda por cima usando a farda, o distintivo e as armas da policia.

Isto que estamos assistindo é imperdoável! Porém, mais imperdoável ainda é o marasmo, a omissão e a covardia daqueles que têm o dever de cobrar, denunciar, investigar, punir e eliminar essa banda podre. Discurso daqui, discurso dali, e as desculpas são sempre as mesmas, que existe exageros da imprensa, que são situações pontuais, que está tudo sob controle, blábláblá e blábláblá. Da parte de nossos políticos, principalmente quando tem alguém da classe, direta ou indiretamente envolvido no problema, preferem colocar o rabo entre as pernas e ficam feitos bobos fazendo de conta que não sabem de nada, não leram nada e obviamente não fazem nada. Mais covardes ainda são aqueles que na conversa de bastidores não só comentam o assunto, como relatam em detalhes fatos escabrosos que juram como verdadeiros, mas infelizmente falta coragem e compromisso para agirem como manda o perfil do legítimo e digno representante do povo. Ao contrário disso - preferem silenciar! É o perfil de boa parte de nossos homens públicos. É assim que estamos acostumados a vê-los atuar no parlamento e na vida pública sem que façamos nada de bom e objetivo para mudar essa realidade. O Brasil e as futuras gerações de brasileiros precisam e merecem uma sociedade menos hipócrita, mais digna e mais justa.