20 de março de 2012

SACO PLÁSTICO - nunca mais!...

Tá na hora gente!

Vamos lá gente! Chegou a nossa vez...
Tá na hora de mudar. Uma classe política mais decente, mais honesta e mais comprometida com as causas populares só depende de nós. Siga o conselho ao lado: 
EVITE ALAGAMENTOS EM 2013!
Como fazer isso? É simples!
Não jogue LIXO nas URNAS em outubro próximo. Não condene seus filhos e seus netos aos mesmos problemas que você passa hoje por conta das péssimas escolhas.  

ITINERÁRIO 403


Quer ter uma ideia do que é depender do transporte coletivo em Manaus? Então tire meia hora para conversar com quem dele depende todos os dias para ir e voltar do trabalho. Todos, indistintamente, vão ter uma história, sempre ruim, para lhe contar.
Eu tive oportunidade de conversar com uma dessas pessoas que é usuária do sistema de transporte e que dele depende para trabalhar todos os dias. Um encontro casual onde tive a oportunidade de ouvir o desabafo de uma cidadã que não tem mais paciência para depender de transporte coletivo, nem tampouco para quem recorrer. Muito aborrecida, declarou ter perdido a confiança e fé nos homens públicos.
Juliana - esse é o nome da pessoa com quem conversei. Sábado, depois de passar o dia inteiro trabalhando no Amazonas Shopping, dirigiu-se para a parada de ônibus para aguardar o coletivo do Itinerário 403, que a levaria até a sua residência no centro da cidade. Depois que entrou no ônibus, observou, estranhamente, que o mesmo não parou mais em lugar algum. Seguiu direto até o Terminal da Cachoeirinha, onde o motorista parou o veículo, saiu do volante, olhou para os passageiros e determinou que todos descessem, pois não iria mais seguir viagem.
Não adiantou protestar. Todos tiveram que descer do ônibus e dar o seu jeito para pegar outro coletivo e seguir para casa. Isso tudo, pasmem, já depois das 22 horas, quando a segurança nas ruas de Manaus tá fervendo que nem o inferno. E se não bastasse isso, os motoristas ficam agora fazendo terror com os passageiros, anunciando que a linha 403 vai acabar. A desculpa é que não está dando lucro para os proprietários.
Nesse caso do lucro ou prejuízo, Juliana teme pela sua segurança ao falar. Garante que a falta de lucro no itinerário 403, se verdadeiro, com certeza não é por falta de passageiros, e sim por conta da esperteza e armação de alguns motoristas, que se utilizam de certas artimanhas para ficar com parte da renda. Ainda existem os passageiros que pagam a sua passagem em dinheiro e é aí que mora o perigo. É aí que está o golpe na renda do dia. Como não pode provar, nem deseja colocar sua segurança em risco, aconselha apenas que os donos das linhas coloquem fiscalização para observar os motoristas, em lugar de ameaçar de tirar a linha e prejudicar dezenas, centenas de pessoas que precisam e dependem da linha 403.
Compartilhe esse desabafo de Juliana. É apenas uma entre centenas, milhares de histórias que acontecem todos os dias nesta cidade. Encaminhe para seus amigos que também dependem de transporte coletivo e sofrem nas mãos dessas pessoas que comandam esse sistema viciado e que não encontram uma forma de torná-lo digno do nosso povo. Cobre do seu político e diga a ele que estamos cansados de conversa fiada, de promessas, de discursos inflamados que já não ecoam mais nem levam a lugar algum. Diga a eles que não é só o prefeito culpado desse caos. Somos todos responsáveis. Queremos solução!