19 de setembro de 2008

Cadê o Alvará?


Os jornais locais anunciam que a Boite Rêmulo`s foi fechada por decisão judicial. A notícia com certeza não agradou a uma clientela fiel e permanente da boate, que é sem dúvida um dos ícones da noite manauara no item divertimento e prostituição.

O que causa surpresa é o motivo do fechamento da boate. Dizem os jornais que a boate não tem o alvará de funcionamento. É brincadeira! E como é que essa boate vinha funcionando numa boa? Desde quando esse tal alvará não existe? Nesse ponto as matérias jornalísticas deixam muito a desejar, pois não passam as informações com maior riqueza de detalhes e transparência.

Para fechar a boate, segundo noticiário, os responsáveis por tal procedimento precisaram chegar ao local com um aparato que envolveu a polícia militar e polícia federal. Égua! Precisava de tudo isso? Ou será que foram a procura de algo mais além do alvará de funcionamento que já sabiam que não existia? Sei não! - tem boi nessa linha...

A decisão e os procedimentos não temos nada a questionar. Foram corretos e deve merecer o aplauso da sociedade. O que se questiona é se esse procedimento se estenderá a outras categorias de casas noturnas que proliferaram pela cidade de Manaus. É só ler os noticiários para saber que existem casas noturnas que além da falta do tal alvará de funcionamento, suas estruturas físicas não oferecem conforto e segurança aos seus freqüentadores, abrigam e permitem menores de todas as idades e em algumas dizem até que corre solto o uso de maconha, para não falar de outras coisas bem piores.

Cadê o Alvará? Depois do fechamento do Remulo`s, essa é a pergunta que certamente deve estar zumbindo feito apito do cão no ouvido dos proprietários dos inferninhos espalhados pela cidade. Repito! Seria bom que essa caça aos alvarás chegue também em outras categorias de casas noturnas de Manaus. Não custa nada acreditar que isso seja possível. Afinal, lei foi feita para todos cumprirem.

Psiu! Eu sei! Não precisa querer me lembrar que estamos no Brasil.

18 de setembro de 2008

LÁ VEM AUMENTO!...


Lá vem aumento de tarifa! Da última vez que deram aumento de tarifa, quem se arriscou a protestar levou porrada. Com certeza todos estão lembrados do episódio em que um grupo de estudantes, depois de entendimento com o ex-prefeito Mário Frota, foi debater o aumento da tarifa na sede da Prefeitura e lá foram recebidos pela policia armada de cassetete. Aliás, é bom que se diga que nem mesmo os ilustres vereadores da CMM tiveram oportunidade ou mostraram disposição de discutir a planilha com a transparência que a sociedade espera. Uma minoria tentou alguma coisa, mas ficou só mesmo na tentativa.

Para aprovar o último aumento foram feitas algumas promessas, o que não é nenhuma novidade quando o poder público, seja ele qual for, deseja meter a mão no bolso do contribuinte ou do usuário de seus serviços. Do último aumento para cá tivemos uma mudança de gestor do sistema que, aliás, tentou fazer um barulho danado, mas depois caiu fora para buscar uma reeleição para camara municipal de Manaus. Confesso que não sei dizer se esse cidadão, vereador do PCdoB e ex-gestor do IMTU, fez um bom negócio em aceitar o desafio, pois deixou o sistema de transporte sem promover algo de fato relevante e/ou extraordinário, e depois disso ainda ganhou a antipatia dos donos do seu partido. Não resolveu o problema do sistema e ainda corre o risco de não se reeleger. Como diria Ribamar Bessa – viche maria!...

Além da mudança de gestor do sistema, presenciamos também uma licitação no mínimo curiosa. Simplesmente o sistema foi parar nas mãos das mesmas empresas furrecas. Os que exploravam antes de forma precária e perversa o sistema, são os mesmos de hoje, praticando os mesmos erros e as mesmas mazelas. Deixe-se claro que não estamos aqui colocando em dúvida os procedimentos de licitação. Temos certeza que aconteceu com a lisura necessária. Apenas lamentamos que o resultado final tenha sido o pior, ou seja, manter os usuários do sistema submetidos às mesmas empresas. É dose!...

Depois de tudo isso, leio agora nos jornais que dirigentes do IMTU fizeram uma visita informal a uma das empresas do sistema e que encontraram muitos ônibus com problemas. Ora bolas! O que pensavam encontrar esses dirigentes que são conhecedores e sabedores de que os vencedores da última licitação são os mesmos de carnavais passados? Será que não estavam realizando periodicamente uma fiscalização séria (formais, e não informais) no pátio das empresas acreditando que o impossível acontece? Bobinhos! Qual é minha gente! Papel de bobo deixa para nós, usuários do sistema, em particular para aqueles que acreditam que esse castigo de andar de ônibus em Manaus é uma birra de Deus para testar a nossa paciência.

Por último uma curiosidade. Diz uma matéria de jornal local que o IMTU apresentou aos dirigentes da empresa cacareco visitada, no últmo dia 11 de setembro passado, um relatório sobre as condições ruins dos seus coletivos. Para mim ficou a impressão de que essa data escolhida para a entrega do relatório foi proposital. Como todos sabem, 11 de setembro não é uma data boa de ser lembrada. Essa data nos lembra uma coisa ruim e que a humanidade inteira reza para que nunca mais se repita. Guardada as devidas proporções, é exatamente aquilo que os usuários do sistema de transporte de Manaus vêm fazendo de longa data, ou seja, rezando para que um dia esse sofrimento coletivo passe e todos possam ser atendidos por um sistema de transporte justo, com ônibus limpos, seguros e decentes. Com esses que estão aí explorando o sistema – haja reza!