24 de abril de 2009

Tiros de Baladeira XXIX



SUPREMO - TÁ TUDO BEM!
Como tá tudo bem? O presidente do Supremo disse que não existe crise nenhuma na corte. Ainda nem nos respondeu se tem ou não tem capangas e/ou jagunços a seu serviço, como acusa o seu colega, como então eu vou acreditar que está tudo bem. Se fosse eu que tivesse acusado o presidente do Supremo de que ele tem jagunços a seu serviço, teria sido preso na hora por desacato a uma autoridade do Supremo, responderia processo e quase certeza pagaria muito caro por isso. No meu entendimento tá tudo é muito mal. Os ministros deveriam não só pedir desculpas do povo brasileiro, como prestar esclarecimentos das acusações e/ou insinuações feitas um contra o outro. Não dá é para acreditar que foi apenas um leve arranca rabo entre dois ministros brincalhões, onde um resolveu brincar com o outro fazendo acusações e insinuações graves diante de milhões de brasileiros envergonhados diante da televisão. É dose!

Mandado de Prisão
Gente! Falando sério! Quem foi que acreditou na manchete de que o MPE expediu um mandado de prisão contra o presidente da ALE por se recusar a prestar informações? Se já é difícil acreditar que o MPE tenha expedido um mandado de prisão contra o presidente da ALE, imagine acreditarmos na imagem do presidente da ALE preso por sonegar informações ao MPE. Ora bolas! Ele nunca foi detido por outras coisas bem mais graves, como acreditar que ele agora vai ser detido por se negar a prestar informações. O vexame maior ficou para o jornal, pois se a manchete é falsa, como estão afirmando, como é que o leitor vai poder acreditar na manchete de amanhã? Será falsa ou verdadeira?

MARTINI MARTINIANO
Lembram dele? Pois é! Muita gente não lembra mais. Até bem pouco tempo atrás esse sujeito tinha espaço garantido na mídia local, com direito a foto, e com denúncias gravíssimas contra autoridades locais. O sujeito apareceu duro/morto na cadeia lá no Acre e da lá para cá nunca mais falaram ou publicaram nada sobre as denúncias feitas pelo suposto suicida ou sobre as investigações a respeito da morte misteriosa do mesmo. O azar foi só dele, Martiniano, coitado. Escafedeu-se! Exploraram o bandido enquanto ele ainda estava vivo e tinha informações cabeludas que viravam manchete e vendia muito jornal. Foi útil apenas para aumentar a tiragem dos matutinos e deixar algumas autoridades sem dormir por algum tempo.

MOA
No atual contexto, imaginar que os depoimentos de MOA vão provocar uma reação política na ALE ou na classe política local, é uma tremenda ingenuidade. Não existe espaço nem clima para isso acontecer. O limite é o discurso e ponto final. Tem muita gente acuada e na verdade rezando para que MOA, quem sabe, siga o exemplo de MARTINI, ou seja, arrume uma corda, peça perdão a Deus e depois se enforque bem enforcado. Como essa possibilidade parece difícil, resta rezar para o tempo passar e acreditar piamente na suposta memória curta dos brasileiros.

23 de abril de 2009

Ministros Barraqueiros!

Ministros Barraqueiros (i)
O Brasil assistiu envergonhado o tremendo barraco criado por dois ministros da suprema corte da justiça brasileira. A cortina caiu e dois dos ministros esqueceram de que estão ali para dar bons exemplos e promover a justiça e não para nos proporcionar cenas tão deprimentes, que a essa altura já foram exibidas em jornais do mundo inteiro.

Ministros Barraqueiros (ii)
Com frases do tipo “me respeite” de um lado e “me respeite” do outro, os dois ministros barraqueiros causaram um tremendo constrangimento para todos os membros da corte e deixaram a nação inteira envergonhada até a alma. Se alguém tem o direito de pedir respeito nesse episódio grotesco, esse alguém somos nós brasileiros, que pagamos uma conta alta para ter um poder executivo que não muda nada, um legislativo que só piora e um judiciário que começa a nos deixar roxo de vergonha.

Ministros Barraqueiros (iii)
Para chutar o pau da barraca e deixá-la rasteirinha no chão, um dos ministros barraqueiro atacou o colega presidente acusando-o de ter jagunços a seu serviço lá pelas bandas do Mato Grosso, salvo engano. Não satisfeito, mandou também o presidente andar nas ruas para sentir o tamanho do poço de vergonha, ou seria de lama, em que ele mergulhou a casa que ora preside. A questão agora é: quem vai tomar providências ou pelo menos puxar a orelha dessas criaturas que agem como se fossem deuses e se sentem inatingíveis pelos mortais? Perguntar não ofende!...

21 de abril de 2009

Corno nem pensar!...

Lendo os noticiários sobre política e políticos, eu lembro uma história contada por meu falecido avô. Ele e dois irmãos eram proprietários de uma loja de ferragens em frente ao Mercado Municipal. Gozava de um círculo de amizades invejável. Tinha o carinho e a amizade dos mais ricos aos mais humildes clientes e fornecedores da loja, sem falar no respeito e admiração por parte dos funcionários da casa.

Um desses inúmeros amigos tinha por hábito ir todos os dias até a loja no final da tarde, para trocar idéias e jogar conversa fiada com meu avô. Num desses dias, esse amigo chegou eufórico e disse:

- Seo Manoel, eu tenho uma notícia para lhe dar e gostaria de ouvir a sua opinião.

Meu avô, sempre muito tranqüilo, respondeu:

- Que raios de notícia é esta que eu tenho que opinar.

- É o seguinte Seo Manoel. Fui convidado para ser candidato a deputado estadual e aceitei. O que é que o Senhor acha disso?

Sem pensar, meu avô disparou - Ladrão, corrupto, safado, corno sem vergonha...

- Não entendi Seo Manoel! – respondeu assustado o amigo, depois de ouvir aquelas palavras pronunciadas de forma agressiva, o que não era normal nem quando a discussão era acirrada sobre futebol e as derrotas do Vasco da Gama para o Flamengo.

Novamente, sem pensar duas vezes, meu avô disse ao amigo:

– Já que não entendestes nada, eu repito - LADRÃO, CORRUPTO, SAFADO, CORNO SEM VERGONHA...

- Assim o Sr. está me ofendendo Seo Manoel! - retrucou o amigo ainda sem entender direito quais eram as intenções de meu avô com aquelas palavras grosseiras.

- Ora bolas! Não me pedistes a minha opinião? Pois bem! Estou apenas antecipando o que vais ouvir todos os dias depois de eleito.

A conversa terminou exatamente aí. Passado algumas semanas, o amigo que não tocara mais no assunto, voltou na loja e disse ao meu avô:

- Seo Manoel vim lhe dizer que eu mudei de idéia. Desisti de ser candidato.

- E posso saber quais foram os motivos – perguntou o meu avô.

O amigo, meio desconfiado, deu a sua explicação:

- Seo Manoel, ser chamado de LADRÃO, CORRUPTO e SAFADO, eu até agüentaria numa boa essa humilhação. Mas ser chamado de CORNO SEM VERGONHA isso eu não ia agüentar não. Corno nem pensar!...