21 de julho de 2012

RENOVAÇÃO, mas de verdade...


Temos observado nas redes sociais a presença de muitos jovens políticos anunciando suas candidaturas. Eu fico feliz com isso. Acredito na juventude e entendo que essa nova geração de políticos pode ajudar muito a tirar a classe política local e nacional da lama em que mergulharam. A palavra política ou político, hoje, lamentavelmente, rimam na mídia só com coisa ruim, como sacanagem, corrupção, malandragem, troca de favores, mensalão, e outras coisas incompatíveis com o seu verdadeiro sentido
Nesse processo de renovação desejado, ainda assim temos que ter um pouco de cuidado. Tem muita figurinha carimbada aparecendo na rede e se colocando também como parte desta necessidade de renovação. É óbvio que nem todos são descartados ou ultrapassados. Algumas figuras, apesar de antigas e sem mandato, são políticos corretos, dignos, modernos e que ainda podem contribuir de alguma forma para a construção de uma Manaus mais justa e mais digna para o seu povo. Porém, cuidado! Dá para contar nos dedos de uma mão, aqueles que ainda merecem um voto de confiança.
Voltando aos jovens políticos, a preocupação maior com aqueles que virem a ter sucesso e conquistar um mandato, é que não se deixem levar pelos vícios e pelas mazelas criadas pelo que já estão lá e possivelmente vão permanecer. Queremos que honrem os seus mandatos e que não façam como aqueles que, depois de eleitos, no dia seguinte vendem ou leiloam seus mandatos em troca de uma secretaria municipal qualquer, muitas das vezes, ou na maioria das vezes, simplesmente para arrumar emprego para suplentes desempregados e com contas de campanha para pagar. O povo não é tão bobo quanto parece e já está careca de saber como funciona o quintal da política e dos partidos.  
Vamos torcer para que essa nova geração de políticos respeite o trabalhador que vive de salário mínimo e não queria continuar vergonhosamente metendo a mão no bolso dessa gente, para perpetuar verbas imorais do tipo bolsa-paletó (auxílio-paletó) para trocarem de guarda-roupa durante todos os anos de mandato. Enquanto isso o trabalhador mal consegue trocar a sandália havaiana uma vez por ano, só que tirando do próprio salário.  
Boa sorte à nova geração de políticos. Não nos decepcionem!...

Começou o Vale Tudo!...


Entramos oficialmente no período eleitoral. Mal começou e já dá para percebermos que 2012 não será diferente dos anos anteriores. Muito cachorro grande na disputa desta vez, mas os métodos para a conquista de eleitores e votos não deve mudar muito: chute na canela, dedo no olho, muita pernada, muita rasteira e outras coisas mais. Por aqui prometeram uma disputa de ideias, mas é cedo para acreditar que ficará só nisso.
Algumas alianças partidárias que estamos assistindo, seja no âmbito local ou nacional, arrepiam, outras causam náuseas, desesperança, vergonha... Em resumo, a luta por espaço político,como sempre, tá valendo tudo. Por segundos de televisão, tem gente vendendo o partido, a alma, a mãe, a sombra e o que der. Está certo Fernando Rodrigues quando escreve que o tempo de TV transformou-se em ativo político e, antes de qualquer afinidade ideológica ou pragmática, passou a ser a principal moeda na hora de selar alianças eleitorais. Por segundos, minutos de TV, tem lideranças políticas topando de tudo, atestando explicitamente que o ambiente político-partidário está cada vez mais invertebrado, fisiológico e corrupto.