18 de novembro de 2009

Diga não à Reeleição!


Está circulando na Internet um movimento pedindo ao eleitor brasileiro que não reeleja ninguém. Num primeiro momento parece algo absurdo. Mas, com calma, pensando bem, não é bem assim tão absurdo. Na verdade se o eleitor parar alguns minutos para refletir, concluirá que o movimento pela não reeleição faz sentido sim e tem tudo para merecer o engajamento de milhões de brasileiros.

Pense bem! Se de cara já é difícil lembrar até dos nomes daqueles que estão eleitos, como então pensar em quem se vai reeleger. A tarefa fica mais difícil ainda se o eleitor tentar encontrar algo que os candidatos a reeleição tenham realizado de concreto e positivo durante o mandato, além dos requerimentos e discursos tradicionais falando mal dos adversários ou se defendendo dos ataques dos mesmos. Algo realizado de fato relevante, que justifique o voto do eleitor e o dinheiro que ele vai desembolsar como contribuinte, durante mais 4 anos, para mantê-lo no poder, inclusive com a famigerada e imoral ajuda de custo para a compra do kit paletó.

Se o eleitor for avaliar pela assiduidade no posto de trabalho, praticamente estão todos reprovados e não reeleitos. Apesar de só trabalharem a metade da semana e a metade das horas do trabalhador comum, ainda assim faltam que nem aluno malandro. O que é pior! Ainda encontram desculpas para as faltas. Pior ainda! Tem quem abone na cara de pau. Se for pela conduta ética, todos, indistintamente, Brasil afora, estão em dívida com a sociedade brasileira. Se não é por infração é por omissão. Os maus exemplos que passam só aumentam o descrédito e a vergonha do cidadão. O retorno pelo que ganham e pelas mordomias que recebem é pouco, é triste e vergonhoso.

Concluo que o movimento pela não reeleição tem sentido. Cada eleitor deve colocar a mão na consciência e fazer uma avaliação séria dos seus candidatos. Reeleger apenas aquele que merece e não deixar de dar uma chance a uma nova geração de políticos. Eu não sou 100% pela não reeleição, mas confesso que 80% dos votos a que tenho direito, irei investir para ajudar na construção de uma nova geração de políticos. Já é tempo de renovar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário