9 de abril de 2013

AGENTES DA MANAUSTRANS



A matéria do Jornal A Crítica sobre multas aplicadas no mesmo horário, em locais distintos e pelo mesmo agente, só serve para aumentar a desconfiança sobre a atuação dos agentes nas ruas e impactar ainda mais a credibilidade da instituição Manaustrans junto à população da cidade de Manaus. Evidente que não podemos julgar a instituição pelo comportamento de um de seus agentes, mas não podemos deixar de reconhecer que são constantes os problemas gerados pelas multas esdrúxulas aplicadas pelos agentes nas ruas de Manaus.
A Jari, que todos nós conhecemos ou já ouvimos falar, tem a missão de julgar os recursos feitos por motoristas contra penalidades no trânsito. Isso é de conhecimento público. Daí vem uma pergunta: E quem julga os absurdos e as penalidades cometidas pelos agentes da Manaustrans contra os motoristas? O motorista, quando comete uma infração é julgado e multado. E o agente que comete arbitrariedades no exercício da sua função, como neste caso relatado pelo jornal A Crítica, o que acontece? Qual a transparência desse processo de julgamento e punição dos agentes que cometem atos irregulares, inclusive de corrupção no exercício de sua função? Qual o grau de transparência desse processo disciplinar dos agentes de trânsito?
Independente dessa situação específica relatada, é importante destacar que a quantidade de motoristas abusados e irresponsáveis no trânsito continua. A esses sem dúvida deve valer um tratamento de choque ou um programa de tolerância zero permanente. Um veículo de 2 ou 4 rodas nas mãos de um irresponsável é pior do que uma arma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário