7 de novembro de 2014

PARLAMENTO - Mudanças já!




 Acabamos de eleger um novo parlamento.  A ALE-AM, por exemplo, não sofreu a renovação tão esperada ou desejada. Mas, respeitemos a vontade do povo...  A expectativa agora é que os que chegam não se deixem contaminar muito cedo pelas mazelas e pelo mau comportamento de alguns que permanecem.

A verdade é que assistir  a sessão de qualquer casa legislativa, incluindo o Congresso Nacional, em determinados momentos chega a ser ao mesmo tempo irritante e divertido. Tem momento que você não sabe se está numa casa do povo ou num picadeiro. Algumas atitudes de comportamento de parlamentares causam irritação, vergonha e indignação. Dá até para chorar - de raiva, pois custam caro para os nossos bolsos.  

Quem assiste ou já assistiu alguma sessão, deve ter observado o que comentarei a seguir. Eles não se respeitam a altura como parlamentares, mas em momento algum perdem a pose e se tratam sempre por "Vossa Excelência".  É incrível! Até para atacar o adversário político, o “Vossa Excelência” é obrigatório, tem que ir junto - Vossa Excelência é um corrupto! Vossa Excelência é um safado, etc. etc. etc. 

Enquanto “Vossa Excelência” discursa da tribuna, parte das outras “Excelências” comporta-se como se estivesse no horário da merenda da Escola.  É algo irritante de ver, seja presente ou pela televisão. Tem parlamentar que não dá a mínima para quem está falando na tribuna, nem para o problema ou tema que está expondo.  Enquanto uma Excelência fala da tribuna, tem Excelência atendendo e falando em 2 celulares ao mesmo tempo; tem Excelência rindo e se divertindo com a outra Excelência ao lado, e aí a gente não sabe se eles estão rindo de alguma piada ou de quem está na tribuna tentando ser ouvido; tem Excelência lendo amenidades; pasmem, tem Excelência dormindo e, para não alongar, tem as Excelências ausentes por motivo de força maior. 

Não estamos criticando por criticar, tampouco generalizando. É fato! O parlamento precisa receber dos parlamentares o respeito que merece. Repito, não estamos generalizando, mas basta meia dúzia se comportar mal dentro do parlamento para manchar a imagem de todos, pois eles brincam, conversam feito papagaio, batem papo, atendem telefone e nenhum deles é repreendido à altura e como mereceria. Queremos mudanças já! Queremos um basta nesses costumes que envergonham o parlamento; queremos políticos que aceitem o desafio de resgatar a moral e a credibilidade das casas legislativas. Será que é pedir muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário