3 de agosto de 2019

SISTEMA DE TRANSPORTE - o açoite continua...

Fonte: manausdeantigamente.blogspot.com
Nem precisa conferir para afirmar que o Sistema de Transporte Urbano de Manaus é matéria permanente em todas as mídias da cidade. Pena que sejam matérias, na maioria dos casos, só para falar de coisa ruim, onde, obviamente, a vítima é sempre o usuário do sistema.

Hoje eu não dependo do transporte urbano, mas, andei muito indo e vindo da Escola que estudava, quase em frente ao Estádio da Colina. Há 50 anos atrás, eu saía de casa na Getúlio Vargas, esquina com a Ramos Ferreira, para  pegar o ônibus numa parada em frente ao Clube Rio Negro. Era mais fácil eu me atrasar do que o coletivo atrasar. Quando eu perdia o ônibus, havia a KOMBI que fazia o transporte alternativo rápido, muito usado nas décadas de 60 e 70.

A pergunta agora é sempre a mesma: - até quando o usuário do sistema de transporte de Manaus vai continuar sofrendo com a má qualidade de praticamente tudo: as péssimas condições dos veículos, grande parte deles caindo aos pedaços e se desmantelamento no meio do trânsito; a espera excessiva, digo, abusiva, nos pontos de ônibus, sem nenhum conforto ao usuário que enfrenta o sol, a chuva e as ameaças permanentes de assaltos fora e dentro dos coletivos; o despreparo de parte dos motoristas dos coletivos que dirigem com se estivessem levando uma manada e não pessoas que estão pagando pelo serviço.  

Essa mazela funciona como um chicote nas mãos de prefeitos, governadores e politicos, açoitando dia após dia as costas daqueles que dependem desse perverso sistema de transporte urbano de Manaus. Evidentemente que não é justo generalizar, mas, sinceramente, são raros, raríssimos, aqueles que podemos considerar fora do balaio. A maioria está dentro, não se envergonha disso tudo e só tiram proveito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário