3 de outubro de 2021

MANAUS dos BUEIROS SEM TAMPAS

 

Salvo engano, no final de 2016 a SEMINF da Prefeitura Municipal de Manaus assumiu compromisso com o Ministério Público Estadual (MPE) de resolver a questão dos bueiros sem tampas na cidade. Na época fizeram um levantamento e chegaram ao número de quase 2.500 bueiros sem tampa na cidade. Creio que houve inclusive a assinatura de um TAC - Termo de Ajuste de Conduta, com multa em caso de não cumprimento.

Estamos em 2021 e a questão "bueiros sem tampas"continua do mesmo jeitinho. O que terá acontecido? A Prefeitura fez de conta que tapou tudo e o MPE fez de conta que fiscalizou e atestou o cumprimento do TAC. Afinal, o que foi o que aconteceu para que tudo continue do mesmo jeitinho? Quem pode explicar ao cidadão - a SEMINF ou o MPE? Aliás, é bom lembrar que o atual vice-prefeito da cidade era o vice-prefeito lá em 2016.

Uma das desculpas que se escuta muito é a ação de criminosos que roubam as tampas de ferro dos bueiros no meio das ruas. Ora bolas! Roubam as tampas por 2 motivos simples: o primeiro é a facilidade de retirar as tampas dos bueiros; a segunda é a certeza que o criminoso tem que vai roubar a tampa e nada vai lhe acontecer. Essa é a realidade!

Os bueiros sem tampas espalhados pela cidade são pontos de risco potencial de acidentes graves, inclusive com vítimas fatais. Um motoqueiro caindo num bueiro desse sem tampa, o resultado pode ser trágico de várias formas: causar arranhões ou fraturas leves, causar lesões graves levando a vítima para uma cadeira de rodas pelo resto da vida, ou causar a morte da vítima.

Tudo isso por conta de um imbecil criminoso que, se aproveitando da omissão das autoridades, rouba confiante na eterna impunidade. Quem rouba tampa de bueiro, não é só um  criminoso. Ele é nocivo à sociedade, pois, com certeza, diante das facilidades, não se contenta em roubar apenas uma tampa. Para esse tipo de gente é TOLERÂNCIA ZERO. É crime inafiançável com pena dura e exemplar. O que não se vê acontecer em lugar algum.

Por último, considerando que essa mazela dos "bueiros sem tampas" vem desde 2016, pergunto - onde andam os nossos ilustres vereadores, os fiscais do povo? O Vereador e todos aqueles que o cercam (da família aos amigos), também correm o risco de serem vítima de um bueiro sem tampa. Vão esperar que o acidente ou a tragédia chegue primeiro no parlamento para tomarem uma providência. Todo dia tem matéria nas redes sociais com fotografia de vereador acompanhando obras. Quando vamos ver a foto de um vereador diante de um bueiro sem tampa, chamando a atenção dos responsáveis para uma solução imediata?

Nenhum comentário:

Postar um comentário