1 de setembro de 2006

A nossa homenagem!...

Está acontecendo no Studio 5, em Manaus, a III Feira Internacional da Amazônia. Durante praticamente 2 anos, um grupo de pessoas dedicam o seu tempo e a sua vida para que esse evento, em 4 dias, possa mostrar para o Brasil e o Mundo as riquezas e as potencialidades da região, bem como atrair novos investimentos e/ou empreendimentos para o seu desenvolvimento sustentável.

Não tenho dúvida em dizer que a Feira Internacional da Amazônia não é resultado apenas da competência dos seus organizadores, parceiros, montadores e expositores. É um evento que tem alma, emana luz e traduz o esforço da nossa gente pela consolidação de um projeto vitorioso – o projeto Zona Franca de Manaus. Doa a quem doer!...

Este ano, durante a solenidade de abertura presidida pelo Ministro Furlan, com certeza muitos dos presentes devem ter questionado a ausência do presidente da República e de outras autoridades. Eu estava lá naquele momento, mas preferi assistir a solenidade pelo telão que foi colocado dentro do galpão dos expositores do PIM. Durante o Hino Nacional, fiquei acompanhando as imagens que mostravam as autoridades presentes e comecei a buscar a imagem de uma pessoa que, no meu entendimento, e de todos aqueles que conhecem o processo de criação desse evento, deveria estar ali também participando.

Como não o achei, procurei imediatamente saber o motivo da sua ausência e me veio a notícia de que provavelmente naquele exato momento ele poderia estar se preparando ou já passando por uma nova cirurgia fora de Manaus. Sei que não devemos questionar a vontade de Deus, porém, a minha vontade ao sentir a sua ausência na abertura da FIAM 2006, foi escrever essa mensagem e prestar a minha homenagem a essa pessoa que eu considero um exemplo de vida, um profissional competente e acima de tudo um homem público exemplar.

A verdade é que não dá para falar da Feira Internacional da Amazônia, sem falar de Ozias Monteiro, ex-superintendente da Suframa e atual Secretário de Planejamento do Governo do Estado do Amazonas. Foi ele que em determinado momento da sua administração na Suframa, teve a coragem de bater o pó do projeto que teimava não sair da gaveta e promover certas mudanças radicais na sua concepção, assumindo pessoalmente todos os riscos. Primeiro exigiu que a feira fosse criada para mostrar as potencialidades da nossa Amazônia e não apenas do Pólo Industrial; segundo que fosse realizada em Manaus, contrariando o entendimento e o interesse de muita gente. Por último, confiou a um grupo de trabalho formado por servidores e colaboradores da Suframa, a missão de tornar uma realidade o projeto FIAM que, em conseqüência do sucesso da sua primeira edição, logo em seguida foi homologado pelo Conselho de Administração da Suframa como um evento bianual e inserido no calendário de feiras internacionais do Brasil (Itamaraty) .

Da segunda edição para cá, como diz o ditado - a peteca não caiu. A realização da feira passou a ter a firme liderança da atual Superintendente, Dra. Flávia Skrobot Barbosa Grosso. Quem esteve na segunda e agora participa da terceira edição da Feira Internacional da Amazônia, com certeza não tem dúvidas – valeu a pena acreditar! Por tudo isso, a nossa sincera e carinhosa homenagem ao Dr. Ozias Monteiro. Foi só a partir da sua visão, ousadia e determinação, que a Feira Internacional da Amazônia tornou-se uma realidade. Que Deus o abençoe e que logo retorne ao nosso convívio, em particular dos seus familiares e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário