24 de agosto de 2009

MOTORISTA SÉRGIO - BAIANO SANGUE BOM!

No quarto dia de férias em Salvador, resolvemos conhecer o Shopping que leva o mesmo nome da cidade. Na porta do hotel conhecemos o motorista SERGIO, que estava na vez do atendimento aos clientes. Entramos no taxi e pedi que nos levasse até o Shopping Salvador. No caminho o papo fluiu normalmente e o motorista mostrou-se ser uma pessoa simples, tímida e ao mesmo tempo muito simpática e preocupada em atender bem seus passageiros.

Nessa altura das férias, já havíamos feito três dias de passeios e minha esposa queria agora passar um dia numa praia nas proximidades ali mesmo de Salvador. A sugestão era que fossemos conhecer as Praias de Itapuã, Stella Maris, Jaguaribe e Flamengo. Aproveitamos o bom papo com o motorista Sérgio a caminho do Shopping Salvador e perguntamos se ele poderia nos atender nesse passeio às praias, no estilo baiano, sem pressa. Acertamos tudo para o dia seguinte.

Conforme combinado, às 9:30 horas lá estava o motorista Sérgio nos aguardando em frente ao hotel. Aquele mesmo jeito tímido, mas sempre muito atencioso. O plano inicial, conforme combinado no dia anterior, era irmos direto para as praias, finalizando com a praia do Flamengo, onde passaríamos o resto do dia curtindo tudo de bom daquele belo lugar. Logo na saída do Hotel, puxando conversa com o motorista Sérgio, perguntei sobre os passeios oferecidos no Hotel para conhecer os pontos turísticos mais tradicionais da cidade de Salvador, com a exceção das praias. Em resposta, Sérgio nos propôs dar uma volta por alguns pontos turísticos, antes de seguirmos para as praias programadas.

Foi a melhor decisão tomada nessas férias. Sérgio nos levou naquela manhã a vários pontos turísticos da cidade, com a opção de podermos parar, fotografar e curtir com tranqüilidade e sem pressa, cada lugar visitado. No pelourinho, por exemplo, arrumamos um guia muito especial que nos contou com orgulho e riqueza de detalhes a história de cada um dos lugares visitados. Uma verdadeira aula de história.

A caminho das praias, atendendo uma recomendação de meu filho, Luiz Frederico, jovem apaixonado pelas obras e pela história do poeta Vinicius de Moraes, pedi ao motorista Sergio para conhecermos a casa em que o inesquecível poeta morou em Salvador e que fica de frente para a praia de Itapuã. Gente! Difícil não se emocionar com essa visita. Aos 54 anos de idade, confesso que não consegui conter a emoção de sentar na cadeira ao lado da estátua de Vinicius. Senti como se ele estivesse vivo ali ao meu lado, contemplando o mar e buscando inspiração divina para as suas obras imortais.

Obrigado meu poeta! Obrigado meu poeta! – foi a única coisa que silenciosamente a emoção me permitiu dizer naquele momento tão especial para mim.

Seguimos em frente chegando à Praia do Flamengo por volta das 14 horas. Simplesmente lotada! O sol nem se fala! Como costumamos dizer por aqui – era de tirar o couro. As ondas nada convidativas para quem não está acostumado com o mar e o perigo, fazendo com que a minha esposa logo desse a sua decisão – aí eu não boto nem o pé! É que ela não sabe nada e eu não fiz nenhum curso de salva-vidas.

Conseguimos arrumar um local para almoçar e demos sorte de pegar uma mesa que nos permitia apreciar a paisagem e o vai e vem das pessoas que curtiam aquele dia maravilhoso. Quanto a nós - nada de sol e nada de banho de mar. Optamos por pedir um bom prato da culinária baiana, curtir aquela brisa permanente e tirar fotografias para depois mostrar aos amigos. Às 16 horas retornamos com o motorista Sérgio para o Hotel. Era perceptível a alegria do motorista por ter nos proporcionado um bom dia de passeios, cobrando-nos ao final um preço justo e merecido pelo seu dia de trabalho. Teríamos gasto a mesma coisa ou até um pouco menos fazendo o passeio coletivo oferecido pela agência de turismo do hotel, porém jamais teríamos tido o tempo que tivemos para curtir e conhecer cada ponto visitado.

Daí para frente o motorista Sérgio passou a ser o nosso guia oficial. Conhecemos belos pontos turísticos da cidade de Salvador. Curtimos praias, visitamos igrejas, praças, parques e restaurantes. Muitos desses espaços não estão inclusos nos pacotes oferecidos pelas agências. Detalhe: não estamos criticando ou condenando os pacotes turísticos oferecidos nos hotéis. Eles são ótimos! A diferença é que nós tivemos a sorte de encontrar o motorista Sérgio, que passou a ser o nosso guia e amigo baiano. Temos certeza que em Salvador existem muitos outros motoristas que nem SERGIO. Profissionais que amam a profissão, que cumprem com responsabilidade e muita dignidade as suas funções. Gente que sabe o quanto é importante não só para eles, tratar bem todos os clientes/turistas, indistintamente. Esse comentário que estou inserindo no meu blog é o nosso reconhecimento e a nossa homenagem ao bom baiano, e agora nosso amigo, motorista SERGIO AMÉRICO. Fica com Deus!

Observação: se você for a Bahia, de férias ou a trabalho, desejando ter um bom serviço de taxi, é simples: ligue (71) 8823-8098 – SÉRGIO AMÉRICO.