16 de setembro de 2009

Faixa de Pedestre!

Só quem anda na rua a pé tem uma idéia da falta de educação de quem está na direção de um veículo nesta cidade de Manaus. Aqui, poucos, pouquíssimos, se preocupam com o pedestre que precisa atravessar uma rua, mesmo estando ele diante de uma faixa de segurança. É óbvio que o pedestre também não é nenhum santo. Na verdade é outro mal-educado e burro, pois prefere arriscar a vida em qualquer lugar para atravessar uma via, do que usar a passarela.
Mas, vamos falar agora apenas das faixas de segurança. Aqui em Manaus faixa de segurança na verdade é uma faixa de insegurança mortal. O risco de não chegar do outro lado é grande. Se você achar que colocando o pé na faixa de segurança o motorista vai estar atento, parar e lhe dar passagem, acredite – você é um forte candidato a levar uma trombada de conseqüências imprevisíveis. E mais! Quem lhe atropelar numa faixa de segurança, provavelmente não vai parar para lhe socorrer e com certeza absoluta não vai ser preso ou coisa parecida. O azar, a dor e os prejuízos físicos e financeiros serão somente seus. Não duvide não!
É lamentável a situação de algumas faixas de segurança nesta cidade, apesar de que pouco importa se ela está visível, nova ou velha. Na verdade serve apenas de enfeite, pois são raros os motoristas que respeitam. No Parque 10, onde já existe um exemplo de Zona e Zorra do trânsito manauara, temos uma faixa quase invisível exatamente em frente ao antigo BEA, atual BRADESCO. Com ela pintadinha ninguém conseguia atravessar em paz, imagine agora que praticamente sumiu. O mais incrível, pasmem, é que há menos de 5 ou 7 metros, fica uma tenda da policia, com policiais normalmente presentes, e nem assim os motoristas se sentem intimidados a respeitar a faixa e dar passagem aos pedestres.
Diante desse quadro vergonhoso, fico imaginando o desperdício de dinheiro para pagar os azulzinhos que ficam nas esquinas preocupados em aplicar multas ou com o celular grudado no ouvido conversando com alguém. Deveriam estar plantados nas faixas de segurança obrigando os motoristas a pararem para as pessoas atravessarem e aí sim aplicando multas naqueles idiotas que se recusam a parar e obedecer. Há pouco tempo atrás colocaram um azulzinho na Djalma Batista para fazer exatamente isso numa das faixas de segurança, mas, como de praxe, tudo aquilo que é bom nessa terra dura pouco. O guardinha tomou doril - simplesmente sumiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário