15 de setembro de 2009

Sistema de Transporte - cada dia pior!

Na semana passada, ouvindo o noticiário da rádio a caminho do meu trabalho, escutei algo que eu não sabia se ria ou se chorava. Devia ter escrito antes, mas faltou-me tempo para fazer isso. Mas, como o tema é antigo e vem se perpetuando, resolvi comentar agora, depois de enfrentar 45 minutos de engarrafamento por conta de um coletivo no prego no meio da via pública.

O locutor da rádio, entrevistando a nossa autoridade maior do trânsito em Manaus, falavam da retirada de mais 12 ônibus de circulação na cidade, que se juntavam a outros 76 que também já haviam sido retirados. Desses 76, segundo dito pela entrevistada, uma parte já teriam sido recuperados e supostamente colocados de volta em circulação para atender a população. Mas, cá comigo, fico imaginando o tipo de recuperação feita para colocar tão rapidamente coletivos sucateados de volta circulando nas ruas de Manaus. Tenho minhas dúvidas e não ficaria surpreso se o coletivo no prego, que me deixou 45 minutos no engarrafamento, seja exatamente um desses supostamente recuperado e devolvido para atendimento ao povo.

No fundo, o que mais chamou a atenção naquela entrevista foram os motivos alegados para a retirada dos ônibus de circulação. Pasmem! Segundo a autoridade entrevistada, os coletivos foram recolhidos por que estavam caindo aos pedaços, sujos, imundos, precários, etc. Foi até mais além! Diante da precariedade constatada dos coletivos, resumindo entendo que tenha dito que o transporte dos usuários em Manaus está sendo feito em condições desumanas.

Diante dessa declaração, cabe o seguinte questionamento: será que só agora é que o departamento de trânsito do estado descobriu que o sistema de transporte coletivo de Manaus não funciona, não presta e só faz raiva aos usuários? Porque motivo esse departamento não promovia blitz antes? Porque não? Porque só agora? Eu não ando de ônibus, mas só o fato de dirigir nas ruas de Manaus prestando atenção nos coletivos em minha volta, ora saltando fumaça para tudo quanto é lado, ora no prego atrapalhando o trânsito, ora lotado feito sardinha em lata ou se auto-inflamando em plena via pública, isso me credencia a dizer com tranqüilidade o que muita gente já está careca de saber, ou seja, que esse sistema é ruim demais e que os ônibus são tudo isso que só agora o departamento de trânsito parece ter descoberto – velhos, cacarecos, sujos, imundos, poluidores potenciais, precários, etc. etc.

Repito o questionamento: porque será que só agora os dirigentes do trânsito descobriram ou constataram a precariedades dos coletivos que circulam em Manaus? Será que eles acompanham as notícias de jornais, em particular a luta diária, desigual e dolorosa dos usuários e estudantes contra a falência total do sistema de transporte coletivo da cidade? Será que já disseram a eles que recentemente deram novo aumento de tarifa para os coletivos e em lugar da frota melhorar e crescer ela está piorando e desaparecendo? Perguntar não ofende!

Nenhum comentário:

Postar um comentário