15 de outubro de 2010

América Futebol Clube


Quando a notícia é futebol no Amazonas, nós nos deparamos com coisas que nos levam a uma série de dúvidas e questionamentos. Hoje, por exemplo: numa página do jornal eletrônico você lê o anúncio de que milhões de reais estão sendo liberados para atender obras da Copa do Mundo na nossa capital (Manaus). Sem dúvida que esta notícia alegra a grande maioria dos desportistas amazonenses. Afinal, quem não quer ter a chance de assistir jogos da Copa do Mundo ao vivo? Mas, logo adiante dessa boa noticia, em outra página, você lê a informação de que os jogadores do América Futebol Clube, de Amadeu Teixeira, vão viajar para jogar fora de Manaus com salários atrasados há mais de 2 ou 3 meses. O nosso glorioso América, para quem não sabe, está tentando heroicamente sair da série D do campeonato brasileiro e passar para a série C. Joga a próxima partida pelo empate. Não é uma missão impossível, mas vai exigir empenho e dedicação em dobro dos jogadores. A questão é como exigir empenho e dedicação de quem está com seus salários e compromissos atrasados?

O curioso nesse processo é ver a facilidade com que as autoridades se mobilizam para arrumar recursos para as obras da Copa do Mundo, mas não conseguem ou não se interessam em se mobilizarem para arrumar recursos para ajudar uma equipe amazonense que luta heroicamente para sobreviver e tentar sair da série D para a série C do campeonato brasileiro. Vão aparecer mil desculpas, com certeza, mas nenhuma vai nos convencer, pois, por enquanto, a única coisa transparente/cristalina nessa onda de copa do mundo em Manaus, é a preocupação exclusiva com as obras, pouco importando se o nosso futebol está falido ou se vai continuar falido até a Copa e depois dela. Por enquanto, até prova em contrário, a Copa do Mundo em Manaus está sendo interessante e levando muitas alegrias apenas para os empreiteiros. É difícil para muita gente aceitar a idéia de um mega estádio que depois vai servir de palco apenas para jogos de um campeonato amazonense profissional falido, jogos do peladão, shows de pagodeiros, sertanejos e outros.

Se não estou enganado, até agora não foi apresentado à sociedade um programa ou projeto voltado para o resgate do futebol profissional do Amazonas. Nem mesmo para o fortalecimento do futebol de base, para criação/formação dos nossos próprios atletas e ídolos. Será que lá, no ano da Copa do Mundo, em 2014, teremos pelos menos um clube, como é o caso do América, disputando a última série do brasileirão? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário