6 de outubro de 2010

Manaus - mais assaltos!

Acabamos de sair de uma eleição onde um dos temas mais debatidos foi a questão da segurança pública na cidade de Manaus. Cada candidato, como sempre, apresentando um baú de idéias e de soluções para o problema, caso eleito. Tudo igualzinho como sempre! Nenhuma novidade. Promessas – muitas promessas!

Hoje, três dias depois da eleição, amanhecemos outra vez com uma manchete nos jornais anunciando mais um assalto a Banco na nossa cidade. Desta vez o assalto aconteceu em plena Av. Djalma Batista, com certeza uma das mais movimentadas no horário de expediente comercial. O que parece ter sido uma tremenda ousadia dos assaltantes, na verdade é uma tremenda esperteza. Eles sabem que é mais fácil fugir a pé ou de motocicleta, pois no caminho de fuga dificilmente vai aparecer algum herói ou mesmo a polícia para impedir o sucesso da empreitada.

Nesse caso do Banco da Djalma Batista, o que chama a atenção são duas situações. A primeira é que os assaltantes não perdoaram nem os clientes que estavam dentro da agência. Levaram o que encontraram dos clientes, que provavelmente estavam lugar certo, mas na hora errada. A segunda situação, para a surpresa de muitos, dada a importância e o porte da organização financeira, é que a Agência assaltada não tem uma porta giratória de segurança, tampouco qualquer esquema para se prevenir de pessoas que resolvam entrar armadas no local. Os seguranças terceirizados, apesar de treinados e armados, coitados, foram rendidos com extrema facilidade. Mal comparando, foi como render uma criança lhe tirando um pacote de jujuba ou saco de pipoca.

Em resumo, o que aconteceu na agência da Djalma Batista deixou um trauma difícil de esquecer nas pessoas que lá estavam e constitui-se numa vergonha para a diretoria do Banco, que agora está no dever de investir urgente na questão da segurança, de modo a inclusive tranqüilizar funcionários e clientes. É prá já! Felizmente desta vez não houve agressões a funcionários e clientes, nem vítimas fatais. Amem!

Não negligenciem! Os assaltantes de hoje, acreditem, são suficientemente ousados e capazes de uma nova investida a qualquer momento. Não ousem duvidar disso. Eles (assaltantes) acreditam não só na fragilidade da segurança pública do nosso Estado, como também na impunidade. É bom não arriscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário