7 de janeiro de 2011

O que é o Distrito Agropecuário da Suframa - DAS?

Autor: Emmanuel de Aguiar

Com esta indagação uma aluna do ensino médio me levou à decisão de escrever um pouco sobre a origem desse projeto, porém de forma bem simples, resumida, de modo a permitir que todos os interessados compreendam do que se trata.

O Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) já existe há mais de três décadas. Surgiu pouco depois do Distrito Industrial de Manaus (DI), com o objetivo de atender ao que estabelece o art. 1º do Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967. Faz parte da idéia e do sonho antigo de se criar no interior da Amazônia, um centro industrial, comercial e agropecuário, dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento.

Apesar de já existir há mais de 40 anos, pouca gente sabe direito do que se trata o DAS. É uma área de terra, doada à Suframa pelo Governo do Estado do Amazonas, em 1969, com aproximadamente 589 mil hectares. A sua localização abrange os municípios de Manaus e Rio Preto da Eva, fazendo limites, ao norte, com as terras do município de Presidente Figueiredo. A BR-174, que liga Manaus a Presidente Figueiredo, corta as terras do DAS entre os quilômetros 30 e 96. Significa dizer que entre o km (30) e o km (90) da BR-174, as terras existentes ao lado direito e esquerdo da rodovia pertencem ao Distrito Agropecuário. São terras sob o domínio da Suframa, algumas delas já com título definitivo outorgado a terceiros (pessoas físicas e/ou jurídicas), por haverem cumprido seus respectivos projetos.

Pouco divulgado ao longo do tempo, em parte por conta dos percalços e do insucesso da heveicultura (cultivo da seringueira), o DAS poderia ter alcançado a mesma importância e a mesma pujança do vitorioso Distrito Industrial (DI). Quanto a essa questão, escreveremos com mais calma e detalhes numa outra ocasião.

E quais teriam sido os motivos que levaram à criação do Distrito Agropecuário? Bem, levando em consideração que no Amazonas não existia uma tradição agrícola, a idéia da criação teve como objetivos primordiais: servir de modelo de ocupação de terras na Amazônia; criar uma tradição agrícola na região; aumentar a oferta de alimentos; reduzir a importação de alimentos de outras partes; gerar excedentes e produtos exportáveis; e satisfazer a demanda de terras para a implementação de projetos de interesse da região. Importante destacar que, a partir da segunda metade da década de 70, quando se iniciaram os projetos no DAS, e até bem pouco tempo atrás, o Amazonas importava praticamente tudo, inclusive cebolinha e cheiro verde do Nordeste (para citar só dois exemplos de produtos básicos) que, pasmem, vinham de avião para consumo em Manaus.

A malha viária do DAS está representada por 39 estradas vicinais e 02 rodovias. Juntas somam aproximadamente 644 km de extensão. O acesso ao DAS pode ser feito tanto pela AM-010, como pela BR-174. Atualmente, a ocupação das terras do DAS é feita por meio de pequenos lotes, que variam de 25 a 50 hectares, priorizando a chamada agricultura familiar, com a exploração de atividades diversas, onde se destacam a fruticultura regional, a piscicultura, culturas de ciclo curto e a criação de animais de pequeno porte.

No Distrito Agropecuário da Suframa existem hoje, implantados e produzindo para o abastecimento do mercado local, importantes projetos na área de fruticultura (laranja, em particular na região de Rio Preto da Eva), piscicultura em tanques escavados, avicultura (destaque para a produção de ovos) e de hortaliças. Esses produtos são encontrados e comercializados em vários pontos comerciais de Manaus, inclusive supermercados de grande porte.


Um comentário:

  1. Muito bom e esclarecedor sobre o assunto distrito agropequário, não sabia quando nem como tinha nascido este projeto.
    tudo que sei e que ate hoje as ZFs vivem entregues a propia sorte falta incentivos financeiros e técnicos pras pessoas que vivem nestas àreas da SUFRAMA desenvolverem suas culturas estado por fim se tornar um grande produtor de legumes e hortaliças, pois continua importando de outros estados

    ResponderExcluir