12 de dezembro de 2012

ENSINO PÚBLICO tá ruim...



Enquanto a sociedade, em particular as famílias mais carentes, não tomarem a consciência de que são corresponsáveis pela má qualidade do ensino que temos nos dias de hoje, a tendência é só piorar.

Esperar ou imaginar que as nossas autoridades ou os nossos políticos venham a resolver essa questão, cá para nós - é um suicídio! Nossos políticos, com algumas exceções, na verdade vivem da miséria e da desgraça do povo. A maioria prega o lema – quanto pior, melhor – pois é exatamente em cima disso que eles montam seus discursos, fazem promessas, mentem bastante e depois não cumprem coisa alguma. Eles agem confiantes de que o povo vai continuar apático, omisso, vai sempre reclamar, reclamar, reclamar, mas depois se conforma e esquece. E, pasmem, ainda existem aqueles pais que preferem colocar a culpa naquele lá de cima, dizendo:  – É a vontade de Deus!


Se o professor não comparece à sala de aula, em lugar de reclamarem, os alunos comemoram. Mas, se por algum motivo falta merenda ou a diretora toma alguma medida disciplinar mais rigorosa, eles quebram alguma coisa para chamar a atenção ou os próprios pais se encarregam de chamar a rádio e a televisão para denunciar – tá faltando merenda! – a Diretora é uma megera! Fora Diretora! E assim vai...

Os políticos sérios deste Estado precisam estar mais atentos e até mais presentes no dia a dia das Escolas Públicas. Montar estratégias para fortalecer o interesse e a presença dos pais e responsáveis nas atividades das Escolas. Isso inclusive pode ser feito através das Comunidades organizadas dos bairros, levando pessoas qualificadas para falar desse tema. Promover reuniões e palestras com a comunidade para orientar e discutir como deve ser a participação dos pais na gestão e no sucesso das atividades das Escolas de seus filhos. Será que é tão difícil fazer isso?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário