25 de janeiro de 2020

DÍVIDA DE DROGAS

No jornal de TV desta manhã de sábado, assisti mais um caso de usuário de drogas encontrado dentro de casa assassinado com diversas facadas. 

Não é nenhuma novidade, pois, usuários de drogas morrem todos os dias, inclusive por conta de dívidas não pagas.

A dívida começa sendo cobrada com ameaças, depois com muita porrada e, quando não paga, termina com a morte trágica, muitas das vezes com atos extremos de violência para intimidar e servir de alerta para outros usuários devedores daquela área.

É assim como agem os TRAFICANTES de DROGAS.  Traficante é perverso. Traficante é frio, é mau, é violento e mata até a mãe se ela por algum motivo atrapalhar o seu negócio. O certo é que TRAFICANTE não é gente. Em respeito aos animais, também não é um animal. Traficante é coisa ruim, nociva à sociedade humana.

Para TRAFICANTE é tolerância ZERO! O melhor tratamento para traficante é o SACO. O inferno para todos eles.

24 de janeiro de 2020

DETRAN-AM


Neste final de 2019 precisei dos serviços do Detran para renovar a minha carteira de habilitação. Pelo internet, escolhi o dia e a hora para ser atendido na sede do órgão. 

Não fui precisamente atendido na hora marcada, porém, destaco que não precisei esperar muito tempo para ser chamado . Lá mesmo, no mesmo dia, paguei a taxa no Banco e fiz a fotografia para a nova carteira. Tudo num tempo razoável, sem muita espera. 

Próximo passo foi ir à clinica autorizada para o exame de vista, onde também não precisei esperar muito para ser atendido. Passo seguinte foi marcar o dia e a hora para receber a carteira de habilitação.. 

Hoje, voltei ao Detran e já estou de carteira de habilitação  nova por mais 5 anos. Faço esses comentários para destacar o fato de que não precisei de muito tempo para realizar tudo o que precisava para atualizar a minha CNH. 

Faço questão de destacar também o bom atendimento das pessoas com quem tive contato no Detran e na Clínica. Enquanto esperava o atendimento, fiquei observando o que acontecia. É grande o número de pessoas dentro da sede para atendimento. Observei a ação proativa de alguns funcionários, que buscavam dar atenção e explicação às pessoas, sem ficar esperando serem interpelados para isso.
A gente houve muita coisa ruim sobre o Detran, mas, de minha parte, não poderia deixar de dar esse depoimento, reconhecendo a qualidade do atendimento que me foi concedido. 


6 de dezembro de 2019

2020 - foi dada a partida...

O deputado Sinésio, que vem sendo anunciado como suposto candidato a vice na chapa do seu partido na disputa pela prefeitura de Manaus em 2020, aproveitou a deixa de ser chamado para compor a mesa principal da reunião do Conselho de Administração da Suframa, nesta quinta-feira, 05.12.2019, para fazer um apelo em nome de algumas dúzias de comunidades supostamente existentes e distribuídas no Distrito Agropecuário da Suframa. 
A pequena grande raposa da política local não deixou por menos. Fez em seu discurso a leitura, uma a uma, do nome de todas as comunidades supostamente sob a sua tutela. Fico imaginando se o deputado, em lugar do nome das comunidades, tivesse resolvido citar o nome de todos os ocupantes de lotes de terra nas comunidades  mencionadas. Num dia quente de Manaus, com certeza ia faltar lenço para enxugar o suor dos engravatados, inclusive do próprio deputado. Para reforçar o apelo do discurso e daquele momento, o deputado trouxe para o auditório um grupo de supostos moradores dessas comunidades do Distrito Agropecuário, que amanheceram cedinho na sede da Suframa, portando faixas e cartazes que foram abertos para ovacionar o deputado durante o seu discurso caloroso em defesa da titulação das terras em nome de seus supostos ocupantes. Em resumo, eu diria - foi dada a largada!

22 de setembro de 2019

3 de agosto de 2019

SISTEMA DE TRANSPORTE - o açoite continua...

Fonte: manausdeantigamente.blogspot.com
Nem precisa conferir para afirmar que o Sistema de Transporte Urbano de Manaus é matéria permanente em todas as mídias da cidade. Pena que sejam matérias, na maioria dos casos, só para falar de coisa ruim, onde, obviamente, a vítima é sempre o usuário do sistema.

Hoje eu não dependo do transporte urbano, mas, andei muito indo e vindo da Escola que estudava, quase em frente ao Estádio da Colina. Há 50 anos atrás, eu saía de casa na Getúlio Vargas, esquina com a Ramos Ferreira, para  pegar o ônibus numa parada em frente ao Clube Rio Negro. Era mais fácil eu me atrasar do que o coletivo atrasar. Quando eu perdia o ônibus, havia a KOMBI que fazia o transporte alternativo rápido, muito usado nas décadas de 60 e 70.

A pergunta agora é sempre a mesma: - até quando o usuário do sistema de transporte de Manaus vai continuar sofrendo com a má qualidade de praticamente tudo: as péssimas condições dos veículos, grande parte deles caindo aos pedaços e se desmantelamento no meio do trânsito; a espera excessiva, digo, abusiva, nos pontos de ônibus, sem nenhum conforto ao usuário que enfrenta o sol, a chuva e as ameaças permanentes de assaltos fora e dentro dos coletivos; o despreparo de parte dos motoristas dos coletivos que dirigem com se estivessem levando uma manada e não pessoas que estão pagando pelo serviço.  

Essa mazela funciona como um chicote nas mãos de prefeitos, governadores e politicos, açoitando dia após dia as costas daqueles que dependem desse perverso sistema de transporte urbano de Manaus. Evidentemente que não é justo generalizar, mas, sinceramente, são raros, raríssimos, aqueles que podemos considerar fora do balaio. A maioria está dentro, não se envergonha disso tudo e só tiram proveito. 

31 de julho de 2019

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA SUFRAMA


O Conselho de Administração da Suframa - CAS foi o destaque da mídia local na semana passada. Só agora em julho, finalmente, tivemos a realização da primeiro reunião ordinária do ano de 2019. Os motivos da demora já foram todos esclarecidos, em particular a necessidade de refazer a composição do CAS devido a extinção de alguns ministérios, incluindo o MDIC, ao qual a Suframa era subordinada. Agora, a Suframa está sob o guarda-chuva do ME - Ministério da Economia, porém, diretamente subordinada à SEPEC - Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade. A presidência do CAS passa a ser do Ministro do ME.

Bem diferente da última reunião do CAS de 2018, com o auditório praticamente esvaziado, a primeiro reunião de 2019 movimentou a cidade e trouxe para Manaus o presidente da República, Jair Bolsonaro, juntamente com alguns ministros, inclusive o Ministro do ME, Paulo Guedes, que agora preside o Conselho. Foi um evento de muita relevância, com a aprovação de um número expressivo de projetos, incluindo a aprovação/atualização de alguns instrumentos relevantes do marco regulatório da ZFM.  

A primeira reunião do CAS de 2019, como todos sabem, foi adiada por mais de uma vez. Esses adiamentos nos faz lembrar os bons tempos da Suframa e da ZFM, quando o CAS era presidido pelo próprio Superintendente da Suframa. É curiosa essa amnésia em relação às reuniões do CAS. 

Foi na era COLLOR, entre 1990 e 1992, que a Suframa sofreu o golpe fatal. Foi arquitetado por pessoas que tinham interesses e investimentos diretos na ZFM. Entre eles, um era Secretário, com status de Ministro, e o outro era seu irmão, empresário boa pinta que, sem receber um único voto, chegou a senador da república pelo Amazonas. Em resumo, arrancaram a presidência do CAS, que era exercida pelo Superintendente da Suframa e, quando foram embora, não trataram de desfazer o golpe que haviam  praticado contra a ZFM.  Daí para frente as reuniões do CAS ficaram a mercê da agenda, do humor e da boa vontade do Ministro para com a Zona Franca de Manaus.  Lamentavelmente, temos caso de Ministro que entrou e saiu do governo e não presidiu uma única reunião do CAS.  

Dos Ministros que presidiram o CAS, destacaria o Ministro Furlan. Entre 2003 e 2007, ele presidiu várias reuniões e fez essa reunião acontecer com sucesso em todos os Estados de atuação da Suframa.

Tomara que o novo CAS faça das reuniões futuras, não só um fórum para discutir e aprovar projetos para o Polo Industrial de Manaus, mas, principalmente,  para discutir, debater e deliberar sobre temas, programas e projetos relevantes para o desenvolvimento da região como um todo.