22 de maio de 2007

Dentro das Normas - Me engana, vai!...


De acordo com o noticiário local, o superintendente da Imtrans assegura que todos os radares instalados em Manaus estão sinalizados e visíveis aos motoristas. O superintendente obviamente tem todo o direito de falar o que bem entendi, só não pode é brincar com a inteligência da gente. Dizer que os radares estão todos sinalizados não quer dizer nada. Pode até ser que todos estejam de fato sinalizados. O problema é a qualidade dessa sinalização. Desculpem a sinceridade, mas a sinalização em boa parte é imoral, é de péssima qualidade e, no horário noturno, tornam-se ainda piores. Tem quem ache que a sinalização está perfeita e de acordo com todas as exigências da tal resolução do Contran, como é o caso do depoimento do superintendente do Imtrans. Eu até entendo sua postura, pois se ele não elogiar a própria cria – quem vai fazer isso por ele?

O mais triste nessa situação, é que o Superintendente vai para a mídia falar o que lhe convêm e fica por isso mesmo. Já li inúmeras críticas à qualidade dessa sinalização e não muda nada, absolutamente nada. Nem mesmo os nossos ilustres vereadores, supostos fiscais do povo, e que também são alvos desses radares e da péssima sinalização que aí está, conseguem chamar a atenção da Prefeitura para a porcaria que é essa sinalização espalhada na cidade. Pelo jeito é mais fácil aos vereadores legislarem em causa própria criando o AVANÇA LIVRE RADAR, do que conseguirem que a Prefeitura faça uma sinalização de fato decente para os usuários.

Pensando bem, em termos de trânsito em Manaus, quem dera o problema fosse apenas a sinalização dos radares. Não é mesmo? Na realidade o projeto dos radares é o único que avança e tem uma explicação. Funcionando é uma máquina de fazer dinheiro para a Prefeitura. E só!

O que está em discussão na verdade é a qualidade dos serviços de sinalização dos radares, que nada mais é do que o reflexo do descaso em que se encontra o sistema de trânsito/transporte na cidade. Aqui ninguém cumpre nada e ninguém respeita ninguém. Vejamos o caso dos transportes urbanos. As empresas até hoje mantêm os ônibus circulando com placas de outros estados; usam veículos velhos, cacarecos, caindo aos pedaços e fica por isso mesmo; até hoje não instalaram as câmaras de segurança no interior dos coletivos, supostamente exigida por uma lei furreca que ninguém dá bola; ganharam de presente o aumento da tarifa de ônibus e a qualidade dos serviços aos usuários e os salários dos motoristas e cobradores continuam uma m.... De parte da Prefeitura a coisa não é lá muito diferente: aumentou a tarifa de ônibus fazendo mil promessas; mandou dar porrada nos estudantes que reclamaram do aumento; prometeu licitação e ônibus novos e não aconteceu nada por enquanto; porém não esqueceu de instalar os radares para dar uma melhorada na arrecadação. Para uma Prefeitura que, segundo dizem, anda de saco vazio, acabam nem podendo negar que os radares estão dando aquela mãozinha na arrecadação. Digam que não, vai! Enganem-me que eu já estou ficando acostumado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário