8 de fevereiro de 2008

Tiros de Baladeira (XV)

Ruas do Distrito Industrial (I)
A manchete de que algumas empresas resolveram recuperar as vias do distrito, infelizmente não passou de uma encenação ao cair da tarde, provavelmente ou propositalmente realizada às 17 horas para não causar insolação nos atores. Uma carrada de areia com brita só mesmo para chamar a atenção, uma máquina e um maquinista brincando de espalhar material, pelo tempo suficiente para as gravações da mídia previamente convidada. Legal! Contou até com a ajuda dos azulzinhos. Se a intenção foi essa – além da imundice que ficou, pois não resolveu o problema, faltou mesmo foi coragem aos seus idealizadores para cobrarem de forma mais justa e transparente os serviços, não jogando a culpa exclusivamente sobre a Suframa. Eles tiveram a chance, mas, na falta de coragem, descarregaram suas baterias apenas na administração da Suframa. Quem esperava algo mais deve ter se decepcionado.

Ruas do Distrito Industrial (II)
Uma alta autoridade local sempre cobrou e deixou bem claro nos seus discursos que as empresas do Distrito Industrial podem e devem fazer mais pelo Estado. Deve ter seus motivos para cobrar isso. Imagino o seu desapontamento ao saber que a disposição das empresas que ameaçaram ontem começar uma operação tapa-buracos era só uma encenação para chamar a atenção das autoridades, focando suas críticas preferencialmente na Suframa, e só na Suframa, que na verdade é a única que nunca negou o seu compromisso com a manutenção do Distrito e nunca se omitiu de realizar as obras quando há disponibilidade financeira.

Ruas do Distrito Industrial (III)
Não é nenhum segredo que todas as empresas pagam (ou deveriam pagar) IPTU para a Prefeitura local. Nesse caso, o que nos parece esdrúxulo, é que nunca aparece uma empresa ou empresário reclamando do poder público municipal, pedindo que dê sua parcela de contribuição à manutenção das vias do Distrito. Porque será? Será porque ninguém paga IPTU ou porque poucos pagam IPTU? Quanto representa a arrecadação de IPTU das empresas da área do D.I. no montante arrecadado pelo poder público municipal? Eis aí um dado interessante que a comunidade local gostaria de conhecer. E de outros impostos também recolhidos pelas empresas ao município, se não for pedir muito.

Ruas do Distrito Industrial (IV)
Curioso que a via do Distrito que as empresas escolheram para fazer a encenação de tapa-buraco é a Buriti. Ora, a Buriti há muito tempo deixou de ser Distrito Industrial, passando a ser uma via totalmente engolida, incorporado pela malha viária da cidade de Manaus, por onde passam todos, indistintamente, e não apenas carros, coletivos e carretas de empresas, empregados ou fornecedores. Tem até órgão público nessa artéria. Na outra margem da pista da Buriti (sentido Puraquequara), para os que não são cegos, surgiram moradias, casas de comércio e serviços diversos. Creio, salvo engano, que nenhuma delas está livre das taxas municipais e do IPTU. E aí! Porque será que só cobram responsabilidade da Suframa? Agora só falta mesmo é essa nova clientela das margens da Av. Buriti montar uma outra encenação para cobrar da Suframa, calçada, meio-fio, capina, esgoto e saneamento. Duvido não!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário