31 de outubro de 2008

Educação Municipal!...


Uma dos assuntos que chamou a atenção durante os debates entre aqueles que disputavam a Prefeitura de Manaus , foi a questão da educação no âmbito no município. Sem dúvida que é lamentável e extremamente vergonhoso, tanto para o Estado como para o município, os resultados das últimas avaliações efetuadas. Mais triste ainda é assistirmos algumas autoridades buscarem desculpas esdrúxulas para explicar o que não tem explicação. A verdade é que o Estado e o Município precisam urgente rever suas políticas para a educação, de modo a colhermos melhores resultados dos investimentos que eles dizem fazer nesse segmento.
Até não colocamos em dúvida os investimentos que eles afirmam realizar. A questão é que esses resultados que temos a olho nu nos levam a uma outra interpretação. São resultados que estão indiscutivelmente muito distantes daquilo que se espera para o volume de recursos que supostamente são investidos. De nada adianta soltar foguetes anunciando que foram construídas novas escolas, com todas as salas refrigeradas, refeitório, merenda farta, carteiras novas e banheiros decentes, se essas escolas não são devidamente aparelhadas com professores capacitados e com o material necessário e indispensável para uma boa preparação e formação dos alunos. Com a arrecadação invejável que o Estado e o Município possuem, não se justifica mais que em Manaus, por exemplo, ainda existam Escolas que não possuem um laboratório de informática e sinal de internet. Mesmo aquelas escolas que possuem, os laboratórios na maioria dos casos são subutilizados ou mal utilizados, carecem de uma manutenção preventiva adequada, os professores não estão preparados e/ou capacitados para utilizá-los, etc.

No caso específico da educação, o prefeito eleito anunciou algumas ações que são estratégicas para dar um novo rumo para a educação promovida pelo município. Entretanto, para que isso seja possível, a primeira medida a ser tomada pelo prefeito precisa estar à altura do que prometeu ao povo. Vai precisar deixar de lado os conchavos e compromissos políticos e partidários de campanha e escolher a pessoa certa para conduzir o destino da educação municipal. Em 4 anos dá sim para promover ou pelo menos começar uma revolução que seja motivo de orgulho num futuro breve.
Tudo isso acontecer passa a ser uma questão apenas de vontade política. Amazonino sabe disso! Outra coisa importante na escolha de quem vai conduzir esse projeto, é que não basta escolher um profissional experiente da área de educação. Experiência conta, mas nesse contexto não é tudo! É preciso que essa pessoa esteja também familiarizada com a modernidade, conhecedora das novas ferramentas disponíveis e que o poder público pode perfeitamente adquirir e se utilizar para promover a educação. Precisa ser um profissional tocador de projetos, assessorado por “pessoas” que queiram de fato engajar-se nessa proposta de mudar a cara da educação do município. Essas “pessoas” existem e com certeza a maioria pode ser encontrada e escolhida dentro do próprio quadro de servidores e educadores da secretaria municipal de educação. Vamos aguardar e torcer para que o prefeito eleito leve em frente de fato aquilo que ele prometeu em termos de educação para o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário