31 de outubro de 2008

Transporte Coletivo de Manaus

O vereador José Ricardo, do PT, está chamando a atenção para as notícias que dão conta de que vem por aí mais um aumento da tarifa dos serviços de transporte coletivo da cidade de Manaus. Louvável a preocupação do vereador e assim deve ser a preocupação de todos aqueles que formam o parlamento municipal e que acabaram de sair de uma eleição prometendo de tudo um pouco, principalmente dignidade e responsabilidade no trato das coisas públicas. Apesar do descrédito que existe hoje da política e dos políticos, não podemos perder a esperança de que as coisas possam mudar. É um novo parlamento, não tão renovado como alguns dizem, mas que pode fazer a diferença e começar a resgatar a dignidade e a honra da casa (CMM)

Voltando à questão da tarifa do transporte público, começo lembrando o que disse o Desembargador Ari Moutinho durante o pleito ocorrido recentemente. Pode ser que agora, diante do pronunciamento do desembargador, que é um homem sério, não apareça nenhum idiota e baba-ovo para dizer que é exagero e que o sistema de transporte coletivo de Manaus melhorou muito. É bom lembrar também que no último reajuste da tarifa de ônibus, tivemos o episódio do espancamento de estudantes na porta da Prefeitura, que lá foram para debater a planilha de reajuste e foram recebidos com cacetetes. Aliás, o Sr. Mario Frota, agora vereador, conhece bem essa história, pois foi com ele que os estudantes espancados haviam marcado uma audiência para discutir o assunto e deu no que deu. Agora como vereador, na hora de discutir a planilha com os estudantes, em lugar de ir para casa com dor de cabeça, esperamos que ele junte-se aos estudantes e faça valer o interesse maior da coletividade.

Quando do último reajuste, foram feitas muitas promessas por parte do poder público municipal. No final das contas o único beneficiado acabou sendo apenas os proprietários das empresas que já atendiam mal a Manaus, mas que conseguiram se reunir num único grupo para ganhar a nova licitação e continuar servindo mal ou até pior os usuários amazonenses. Os ônibus articulados, coitados, estão velhos e tão abandonados como as paradas milionárias construídas nos canteiros centrais. É ridículo vermos as ruas asfaltadas, sinalizadas e, no meio delas, as paradas do falido sistema expresso, abandonadas e caindo aos pedaços. É o dinheiro do contribuinte atirado no ralo e que pelo jeito não tem sensibilizado aqueles que têm o dever de fiscalizar e cobrar o bom uso do dinheiro público. Aliás, vereador eleito Mário Frota prometeu que também vai colocar esse assunto, junto com a questão do cimento, em pratos limpos durante o seu mandato. Não custa nada acreditarmos na disposição do parlamentar. Se seus parceiros vão lhe ouvir e ajudar é outra história, afinal de contas cabeça de político depois de eleito...

Por último, é bom não esquecer os chamados transportes alternativos. É outra vergonha na cidade. Fazem o que bem entendem. É um sistema perverso de disputa pelo usuário, onde vale de tudo e não respeitam ninguém. Dirigir por onde circulam os chamados alternativos é um estresse e um risco permanente. Andam lotados, quando deviam circular apenas com os usuários transportados sentados. Como não tem fiscalização, eles transportam os usuários como carga e pagando mais caro, sem falar que param em qualquer lugar, doa a quem doer, e fica por isso mesmo. A redondeza da Bola da Suframa, ponto preferido de espera dos alternativos, é um verdadeiro caos.

Vamos ver se dessa vez o sistema de transporte coletivo de Manaus cria vergonha muda para melhor. Vamos abrir esse crédito ao novo prefeito e ao novo parlamento municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário