5 de maio de 2009

SISTEMA DE TRANSPORTE

BURACOS & CORREDOR
O representante dos empresários do sistema de transporte lamentou hoje no programa do Garotinho os buracos na cidade e a desativação do corredor exclusivo dos ônibus. Só não disse que essa sua lamentação já virou castigo perene para os usuários desse sistema falido. Daqui um pouco vão dizer que os buracos foram cavados pelos estudantes e o corredor foi desativado pelo povo que não gostou dos abrigos criados no meio da rua e que na verdade não abrigam ninguém de coisa alguma. Esse corredor que o empresário reclama que foi desativado e que diminuiu a velocidade do sistema, simplesmente faz parte do complexo que custou ao bolso do contribuinte mais de 150 milhões de reais. Junto com o tal corredor abandonado, também foram abandonadas várias plataformas, cada uma custando ao bolso do contribuinte nada menos do que 150 mil reais. Qual o resultado de tudo isso? Nada! A única coisa certa é que o contribuinte vai pagar a conta até o último centavo. Falando em centavos, quando é mesmo que vão restituir aqueles centavos a mais cobrados no preço da passagem por vários anos? Disso ninguém fala!

NOVA TARIFA
Vencida a batalha da meia passagem, agora o próximo alvo é o aumento da tarifa. E é coisa para ontem, pois o empresário disse ao garotinho que eles, coitados, estão trabalhando no vermelho, tendo que tomar dinheiro emprestado todos os meses para pagar as contas. Se ele falasse mais um pouco desse assunto, muitos ouvintes iam chorar com pena do ilustre representante. Chorar de raiva, obviamente. Se eles se dizem prejudicados e no vermelho, por que não caem fora e abrem oportunidade para outros? É a velha história do osso que ninguém quer largar dele. O que é que esse osso tem que ninguém quer passar adiante?

APOSTANDO NO PIOR!
Ouvi muitas pessoas reclamarem do movimento promovido pelos estudantes pelo fato de terem causado muitos transtornos para o trânsito. No atual contexto, para quem anda de carro, consegue levar e buscar seus filhos nas escolas, possivelmente não existe o menor compromisso ou a menor preocupação com a situação que está passando a grande maioria das famílias e dos estudantes que dependem do sistema de transporte coletivo de Manaus. Torna-se fácil então criticar a estratégia usada pelos estudantes (paralisação do trânsito), mas é bom prestar atenção nas atitudes e na falta de compromisso das autoridades e políticos com a questão. O sistema está falido e não é de hoje. Em lugar de melhorar, só piora. As autoridades e os políticos deixam a coisa rolar apostando sempre na idéia de que o povo se revolta, mas depois esquece. Há quanto tempo eles prometem uma solução para essa pouca vergonha? Até metrô de superfície já prometeram. O Sistema Expresso escafedeu-se! Até quando acham que o povo vai se revoltar nas ruas e voltar para casa pacificamente achando que não é culpa das autoridades, mas da vontade de Deus? A resposta para isso é abuso! Estão brincando com a sorte. Sou contra a violência e a depredação, mas acredito que as autoridades e os políticos, com a disposição que demonstram, estão apostando no pior. Espero que os estudantes tenham juízo e sejam inteligentes nas suas mobilizações. Nada de violência ou depredação. Espero também que a grande maioria dos estudantes desperte para a realidade, exerçam a sua cidadania, defendam o bolso dos próprios pais, tirem a bunda da cadeira e da frente dos orkuts da vida e se juntem às lideranças estudantes para protestar com inteligência e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário