5 de maio de 2009

Transporte Coletivo - Cadê você vereador?



Decididamente o sistema de transporte coletivo de Manaus é sem dúvida a coisa mais imoral e mais decadente da vida urbana e política da cidade de Manaus. Nada se compara a essa mazela que há anos aflige a sociedade amazonense, em particular aqueles que dependem do sistema. O que mais intriga, entretanto, é a facilidade com que os políticos conseguem legislar em benefício das empresas e na contramão dos interesses do usuário do sistema. São rápidos e rasteiros na hora de legislar e aprovar a redução da meia passagem, por exemplo, porém lerdos e, desculpem-nos a sinceridade, excessivamente covardes na hora de investigarem os prejuízos aos cofres públicos causados por um sistema falido, como é o caso do sistema expresso, onde as plataformas de chegada e saída de passageiros, espalhados pela cidade e que custaram em média 150 mil reais cada uma aos bolsos dos contribuintes, estão abandonadas e praticamente destruídas. Repito: 150 mil reais cada plataforma. Senhores vereadores: dá para ter uma idéia de quantas meias passagens cada plataforma dessa abandonada representa? E aí! Vai ficar por isso mesmo? Eu acho que já ficou!

O sistema continua falido e o povo que depende dos ônibus está entregue a própria sorte. Alguém tem dúvida disso? E não esperem muita coisa pela frente! As empresas - só Deus explica como - conseguem com enorme facilidade sensibilizar os vereadores a reduzirem o número de meia passagem de 122 para 44. Por mais que tenham razão, a pergunta é a seguinte: o que o usuário está ganhando com essa medida? A resposta é simples: nada - absolutamente nada! Não dá para esperar nada de um sistema falido. Não se pode esperar nada de um grupo de empresas de quinta categoria que não cumpre contrato, explora e não paga direito seus empregados, não recolhe impostos, não cuida da frota, polui, suja, lambuza, etc. etc. É esse o sistema que está aí nas ruas servindo a população. Tudo é ruim! Da gestão à fiscalização E o que pior! Subsidiado pelo Estado e pelo Município. A coisa é explicitamente tão boa que nenhum deles pensa em largar do osso. Reclamam, porém é só jogo de cena. Nenhum deles pensa em largar do osso. A próxima meta, como já disse, é o aumento da tarifa, para que os lucros sejam atualizados, obviamente. Se você pensa que é para melhorar a vida do usuário, pode tirar o cavalinho da chuva.

De teimoso, antes de encerrar eu gostaria de perguntar aos nobres vereadores da nossa cidade: cadê o discurso de campanha? cadê a nova licitação para acabar com a pouca vergonha do sistema que está aí implantado? cadê a CPI do sistema expresso? cadê as centenas de novos ônibus prometidos? Cadê a presença dos senhores nas paradas dos ônibus para acompanhar o sofrimento de quem depende desse sistema e explicar a eles por que não muda coisa alguma? Cadê a presença dos senhores dentro dos ônibus para conhecer os riscos não só de andar em coletivos em péssimas condições, mas dividir com eles os dramas dos assaltos que acontecem semana sim, outra também? Cadê você vereador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário