21 de abril de 2009

Corno nem pensar!...

Lendo os noticiários sobre política e políticos, eu lembro uma história contada por meu falecido avô. Ele e dois irmãos eram proprietários de uma loja de ferragens em frente ao Mercado Municipal. Gozava de um círculo de amizades invejável. Tinha o carinho e a amizade dos mais ricos aos mais humildes clientes e fornecedores da loja, sem falar no respeito e admiração por parte dos funcionários da casa.

Um desses inúmeros amigos tinha por hábito ir todos os dias até a loja no final da tarde, para trocar idéias e jogar conversa fiada com meu avô. Num desses dias, esse amigo chegou eufórico e disse:

- Seo Manoel, eu tenho uma notícia para lhe dar e gostaria de ouvir a sua opinião.

Meu avô, sempre muito tranqüilo, respondeu:

- Que raios de notícia é esta que eu tenho que opinar.

- É o seguinte Seo Manoel. Fui convidado para ser candidato a deputado estadual e aceitei. O que é que o Senhor acha disso?

Sem pensar, meu avô disparou - Ladrão, corrupto, safado, corno sem vergonha...

- Não entendi Seo Manoel! – respondeu assustado o amigo, depois de ouvir aquelas palavras pronunciadas de forma agressiva, o que não era normal nem quando a discussão era acirrada sobre futebol e as derrotas do Vasco da Gama para o Flamengo.

Novamente, sem pensar duas vezes, meu avô disse ao amigo:

– Já que não entendestes nada, eu repito - LADRÃO, CORRUPTO, SAFADO, CORNO SEM VERGONHA...

- Assim o Sr. está me ofendendo Seo Manoel! - retrucou o amigo ainda sem entender direito quais eram as intenções de meu avô com aquelas palavras grosseiras.

- Ora bolas! Não me pedistes a minha opinião? Pois bem! Estou apenas antecipando o que vais ouvir todos os dias depois de eleito.

A conversa terminou exatamente aí. Passado algumas semanas, o amigo que não tocara mais no assunto, voltou na loja e disse ao meu avô:

- Seo Manoel vim lhe dizer que eu mudei de idéia. Desisti de ser candidato.

- E posso saber quais foram os motivos – perguntou o meu avô.

O amigo, meio desconfiado, deu a sua explicação:

- Seo Manoel, ser chamado de LADRÃO, CORRUPTO e SAFADO, eu até agüentaria numa boa essa humilhação. Mas ser chamado de CORNO SEM VERGONHA isso eu não ia agüentar não. Corno nem pensar!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário