24 de setembro de 2010

Choro de político - dá prá acreditar?

Assistimos há poucos dias atrás o governador do Amapá, em público, cair em prantos dizendo-se perseguido e humilhado politicamente. Confesso que faço um esforço muito grande para tentar acreditar neles (políticos). No atual contexto, precisamos estar mais espertos e atentos às lágrimas derramadas por políticos, seja ele qual for. Este recente episódio nos faz lembrar o governador José Arruda. Estão lembrados dessa figura? Pois é! Ele também caiu em prantos diante das câmeras, enganou o povo com lágrimas de crocodilo, suficientes para voltar ao poder nos braços dos seus eleitores, só que ainda mais esperto e corrupto do que antes. A turma de Arruda, todos virão na televisão, tinham inclusive a sórdida preocupação, a cada assalto praticado ao erário público, de agradecer a Deus pela facilidade que encontravam para a prática de corrupção.

Neste episódio vergonhoso do Amapá, segundo os noticiários, foram parar na cadeia, além do governador do estado, outras altas autoridades locais e uma cambada de auxiliares. Foram prisões realizadas por determinação da justiça, após longo processo de investigação e constatação de prática de corrupção. Não dá para imaginar que instituições como a justiça e a policia federal, criem situações esdrúxulas, mentirosas, simplesmente para levar gente inocente para a cadeia e com isso criar um fato político capaz de prejudicar e/ou destruir esse ou aquele grupo político. Se a nossa justiça e a nossa polícia federal chegarem a essa prática, seremos então definitivamente um país doente e condenado.

Ainda com relação a esse episódio, é questionável o circo e a muvuca que é criada em torno das operações deflagradas pela polícia federal. Mas, com toda a sinceridade, acaba sendo a única coisa que sobra como punição àqueles que são presos por corrupção neste país. As imagens dessas figuras corruptas, as vezes realçadas pelo brilho das algemas, são estampadas em todas as páginas policiais dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil e do Exterior. Passam a ser vedetes de um mundo a parte. O mundo dos corruptos. Esse, no final das contas, acaba sendo o único castigo de fato aplicado a essa gente ruim. Se levantarmos todas as operações feitas pelo polícia federal nesses últimos 6 ou 7 anos, principalmente de combate ao chamado crime do colarinho branco, quantos corruptos vamos encontrar ainda na cadeia? Quem tem essa resposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário