27 de julho de 2012

É a porra da impunidade!...

A corrupção neste país é tão sem vergonha, que até as medidas que são criadas para dar mais flexibilidade e celeridade aos serviços públicos, passam a ser criticadas e condenadas equivocadamente. Por exemplo: quem trabalha no serviço público sabe o quanto é válida e importante a dispensa de licitação para pequenos serviços e compras de produtos. Os gestores honestos e comprometidos com o seu dever, seja de onde for, fazem o uso correto dessa alternativa legal e tenho certeza que são muitos. O problema é que só se dá destaque e espaço na mídia aos maus exemplos dentro da máquina pública, aos corruptos, e só quando estes são pegos ou denunciados. 

Como seria ótimo termos espaço também para as boas práticas administrativas no serviço público, que inclui inclusive o bom uso da dispensa de licitação em questão. O serviço público não é o monstro que muitos pintam. O serviço público na verdade tem sido vítima dos leilões e das disputas políticas, rasteiras, perversas e subterrâneas pelos seus cargos.

Entendo que o problema não está na dispensa de licitação para pequenos serviços e compras. O problema está na impunidade que reina neste país. O problema está no gestor corrupto que encontra facilidades e parceiros para operar e praticar a corrupção. É a porra da impunidade! Tudo acontece na maior naturalidade e, curiosamente, ganha dimensão quando chega o período eleitoral. Aí todos se vestem de justiceiros e cavaleiros do combate à corrupção, até que a eleição passe. É bom lembrar também que só existe o corrupto se existir o corruptor. A Instituição é a maior vítima desses maus gestores e, nesse caso, é sempre bom lembrar o exemplo da SUDAM. Mergulhada na corrupção e exposta nacionalmente, em lugar das autoridades puniram os corruptos que por lá passaram, puniram a região extinguindo a instituição. Felizmente reconheceram a burrice que fizeram e a SUDAM foi resgatada. Quanto aos corruptos que a colocaram na lama, confesso que não tenho nenhuma informação, nem arriscaria procurar saber para não ter mais raiva e decepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário