27 de fevereiro de 2013

CONMEBOL - O Balaio...



Que a CONMEBOL é um balaio há muito tempo, com certeza não é novidade para ninguém que acompanha o futebol. Assim como é um balaio a própria FIFA, a CBF e a maioria das Federações de times de futebol pelo Brasil e pelo mundo. O futebol virou um grande negócio e essas organizações são máquinas de fazer dinheiro, de preferência em favor daqueles que lá estão se perpetuando no poder. É aquele osso que ninguém quer largar nem morto.
A tragédia com o torcedor na Bolívia reacendeu essa discussão em torno dessas organizações mergulhadas em atos graves de corrupção, mas que ninguém se dispõe a romper as caixas pretas e dar um basta nessa sacanagem com o futebol mundial. São organizações que se julgam poderosas e que não admitem em hipótese alguma serem ameaçadas. Se um clube brasileiro ameaçar fazer alguma coisa contra a CBF, logo sofre mil ameaças, principalmente de eliminação das competições. Se alguma seleção de futebol do mundo ou algum país do mundo ameaçar a FIFA, aí não só os clubes, como a própria seleção, recebem a ameaça de ser eliminados dos grandes torneios mundiais de clubes e seleções.  
Agora, como sede da Copa do Mundo, estamos vendo a FIFA exigindo coisas do Brasil que vão contra leis em vigor, como é o caso da bebida alcoólica nos estádios, por exemplo. Mas, para agradar a FIFA e não prejudicar o lucro das grandes empreiteiras que vão lavar a burrinha com as obras do evento, vai ter bebida a vontade nos estádios durante os jogos. Alguém tem dúvida disso?
Não faz muito tempo, lembro que um dos dirigentes da FIFA pegou um microfone e disse o que bem entendeu sobre o Brasil e a organização da Copa de 2014. Algumas autoridades ficaram revoltadas, mas em represália só muito discurso e beicinho daqui e dalí. O famoso jogo de cena que já não engana a todos. O dirigente agressor pegou de volta o microfone, deu uma desculpa idiota qualquer e logo estava sendo abraçado e paparicado outra vez.
É bom lembrar também que recentemente a FIFA foi mais uma vez manchete dos jornais no mundo inteiro e o assunto foi o de sempre - corrupção. O fato curioso quando o assunto é corrupção na FIFA, é que a sede da entidade fica num dos países de menor índice de corrupção no mundo. Já imaginaram se a sede da FIFA estivesse no Brasil?  Mama mia!...
O futebol virou um grande negócio e entrou em decadência. Os dirigentes usam e abusam dos clubes como trampolim político. Os jogadores que batem melhor na bolinha, na sua maioria, estão virando mercenários e vivem cercados de empresários que por dinheiro negociam o corpo, a alma, a família e o que precisar do atleta. Hoje nos campos de futebol, você assiste jogadores que beijam o escudo do time na hora do gol e, no mesmo instante, lá na tribuna do estádio, o empresário dele está marcando encontro com o dirigente do time adversário para depois da saída do vestiário.   
O futebol, em resumo, já teve o seu encanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário