13 de fevereiro de 2013

POLÍTICO HONESTO e bonzinho...


Político honesto e bonzinho é aquele político que faz tudo certinho, presta conta de tudo o que faz, mas, por outro lado, não faz nada, absolutamente nada para combater explicitamente os colegas traquinos de parlamento, que geralmente estão aprontando e fazendo algo errado a todo instante.

Cá para nós! Cercado de colegas traquinos no parlamento, o político honesto e bonzinho não tem muita utilidade para a sociedade. Acaba consciente ou inconscientemente fazendo um pacto com os traquinos: – não mexam comigo que eu faço de conta que vocês não existem. É como servir a Deus e ao Diabo ao mesmo tempo. Fica de bem com os eleitores passando a imagem do político íntegro, e melhor ainda com os colegas traquinos do parlamento, omitindo-se de combatê-los abertamente na tribuna ou em qualquer outro lugar. Esse na verdade acaba sabendo viver politicamente melhor do que os próprios colegas traquinos, que sempre vão ter a mídia nos seus calcanhares atrás de traquinagens. É a turma que gosta de viver a vida política com riscos e emoções permanentes.

Tem mais uma coisa interessante. Quem já ouviu falar que o político honesto e bonzinho acaba se transformando em gozação dos próprios colegas traquinos? Pois é! Quando um deles se aproxima, os traquinos se divertem. Sempre tem aquele que puxa a gozação e diz: - olha lá, lá vem o babaca que dispensou o auxílio-paletó, não falta uma reunião de plenário, não emprega parente nem aderente, economiza no cotão e não se importa com quem faz tudo diferente do que ele faz. Vem outro e completa ironicamente: - que Deus o conserve sempre assim. Quando o gozado (político honesto e bonzinho), finalmente chega na roda dos traquinos, vem então a pompa: tapinhas nas costas e a tradicional saudação - bom dia excelência!  Já perceberam como político adora tratar o outro por "excelência". 

Em resumo, queremos políticos íntegros, honestos, mas queremos também que sejam homens e mulheres corajosas, ousadas e implacáveis com aqueles colegas, indistintamente, que sujam e mancham o parlamento com condutas inadequadas, reprováveis. Está passando da hora de mudarmos a realidade da vida política deste país. Já temos aqui alguns políticos tentando mudar a postura, criticando até o próprio partido e os colegas de sigla. É ainda uma coisa que não passa muita segurança, pois as criticas que fazem ao próprio partido e aos colegas de sigla tem muitas conotações que precisam ser observadas com mais atenção. Mas é um bom começo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário