2 de fevereiro de 2007

Tiros de Baladeira (VI)

Futebol Amazonense (1) – Decadência.
Para quem teve oportunidade de acompanhar o futebol amazonense dos bons tempos, com certeza não tem a menor dúvida para afirmar de que hoje esse futebol está decadente em todos os sentidos. Eu não perdia um jogo entre América e Sul América. No Parque Amazonense ou na Colina, com muito sol ou debaixo de temporal, lá estava eu desde cedo para assistir a preliminar. Hoje não sinto vontade de ir nem a um clássico do meu time, o FAST, com seus eternos rivais e fregueses de outrora, Rio Negro e Nacional. È triste dizer, mas um jogo do peladão hoje é muito mais convidativo do que um jogo do campeonato amazonense. O curioso é que tem quem tenha explicações para tudo, só não conseguem arrumar uma solução para tornar o campeonato amazonense atraente.
Futebol Amazonense (2) – Trampolim e só!
Quando se fala da decadência do futebol amazonense, logo aparece alguém para colocar a culpa, entre outros, no Pólo Industrial de Manaus, pelo fato das empresas locais não prestigiarem os clubes. É um fato! Mas o que será que falta para essas empresas prestigiarem? Será que a federação e os clubes conseguem transmitir competência e credibilidade para justificar os investimentos? Por que será que aparece dinheiro fácil para o boi bumba, para o carnaval, carnaboi, festas de fim de ano, mas não aparece para o futebol? Entre outras coisas, observa-se claramente que não há vontade política para mudar esse cenário que aí está do nosso futebol. O esporte por aqui, de um modo geral, tem sido muito bom, mas como trampolim político para alguns. E só!...
Futebol Amazonense (3) – Peladão pode ser a solução!
Já que ninguém consegue tirar o futebol profissional do Amazonas do buraco, por que então não tornamos o PELADÃO como futebol oficial dos amazonenses, abrindo inclusive para que os clubes tradicionais participem com jogadores amadores? Pior do que já está com certeza absoluta não irá ficar. Aliás, hoje os jogos do peladão já são muito mais atrativos e convidativos do que os jogos do campeonato profissional. É óbvio que haverá resistência, principalmente de alguns da própria federação de futebol profissional, que têm lá seus motivos, e que com certeza não é o mesmo dos torcedores, que só querem ter a oportunidade de nos finais de semana assistir um jogo de futebol e torcer pelo seu clube. Será que é pedir muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário