5 de fevereiro de 2007

Sistema Viário - Pense nisso!...


Imagine que você esteja passando por um determinado local e testemunha um ônibus em alta velocidade ou um motorista cometendo algum tipo de barbaridade (o que não é difícil de acontecer nessa cidade) que coloque em risco a vida de passageiros, transeuntes, outros carros, etc.
A primeira reação de qualquer pessoa de bom senso é denunciar o que viu. Mas é aí que começa o problema e a irritação de quem se dispõe a fazer alguma coisa. Acontece que nem todos os coletivos, e eu acredito que seja a maioria, não dispõe na parte externa de suas carrocerias, dos números de telefones para onde o cidadão possa fazer a ligação e efetuar a sua denúncia. É uma clara demonstração de que não existe a menor boa vontade em facilitar a vida do cidadão e do usuário de transporte coletivo. Mas a tarifa, essa, salvo engano, já está em 2 reais.
Aquele cidadão que constatar alguma irregularidade envolvendo um coletivo, terá que anotar a placa ou o número do mesmo e arrumar paciência para descobrir para onde ligar e fazer sua denúncia. Não espere que o sistema lhe crie essa facilidade tão cedo. Nem nas paradas de ônibus você vai encontrar as informações que precisa, ou seja, os telefones úteis. Não confie nas placas, pois existe ônibus com placas de outros estados. Ora, se os ônibus são novos, comprados para circularem em Manaus, curioso que circulem com placas de outras cidades. E o IPVA, na hora de pagar, vai para onde?
Se imaginarmos que exista a obrigatoriedade e normas quanto à colocação dos telefones de orientação e apoio ao cidadão na carroceria dos coletivos, então definitivamente não existe fiscalização de coisa alguma. Alguém está deixando de cumprir o seu dever. Quem não coloca os números nas carrocerias, não coloca por que não quer e fica por isso mesmo. E quem coloca, coloca quando quer e do jeito que bem entender. Basta olharmos os coletivos e veremos que naqueles que possuem os números dos telefones, não existe uma padronização quanto à sua colocação na parte externa da carroceria. Tem coletivo que os números estão no pára-choque, outros na carroceria acima do pára-choque, etc. E não são muitos! Significa que o cidadão, numa emergência, se precisar descobrir o telefone para onde ligar, tem que dar seu jeito de correr em volta do ônibus para tentar descobrir onde está e normalmente não vai encontrar.
Caso não exista essa obrigatoriedade de colocação dos telefones nas carrocerias pela parte externa, o que é bem provável, aí é simplesmente lamentável. Fica claro que não existe disposição de facilitar as coisas para os usuários e para a fiscalização por parte da sociedade.
Creio que nesse caso os nossos vereadores podem ajudar o usuário, dispensando os estudantes de terem que fazer essa reivindicação na porta da prefeitura, onde eles (vereadores) não apareceram para ajudar a tentar uma discussão mais transparente sobre a nova tarifa de ônibus de Manaus. Estão devendo essa! Entende-se que a fiscalização do transporte coletivo está frouxa demais e que não nos venham com o argumento de que a colocação dos telefones nas carrocerias não ajuda, por isso é dispensável, ficando facultativo ao empresário colocar ou não colocar. Aí já será demais!...
Aliás, já que estão anunciando uma nova licitação, que tal verificar se lá no projeto básico alguém se lembrou de deixar esse item muito claro, ou seja, da obrigatoriedade das empresas vencedoras terem nas carrocerias, obrigatoriamente, os números da fiscalização afixados em tamanho e pontos previamente definidos pelo órgão competente da prefeitura. Será que é pedir muito?


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