2 de abril de 2010

Passeio de Bicicleta - Uma boa idéia!

Esta semana meu sobrinho e afilhado querido, Thiago Costa, me telefonou para desafiar o tio a participar dos passeios de bicicleta de um grupo que ele e outros amigos estão criando para incentivar essa atividade na cidade de Manaus. Eu usei o termo “desafiar” por que meu sobrinho me falou que os passeios do seu grupo normalmente são de 30 km. Égua! Para um gordinho sedentário de 55 anos, 30 km não é passeio, é tortura. Quer enfartar o tio e perder o padrinho antes dos 10 km.


É uma idéia maravilhosa! Fico imaginando Manaus aos domingos e feriados dominada pelos grupos de amigos em passeios de bicicleta pela cidade, bairros, etc. Pena que hoje Manaus não tenha pelo menos faixas de segurança para garantir que as pessoas atravessem com tranqüilidade. Com relação às ciclovias a situação é ainda mais vergonhosa. Não existem!

Soube que tramitam projetos, inclusive um de autoria de Arthur Bisneto, voltado para essa questão da criação das ciclovias. O difícil é imaginar que isso possa sair do papel para as ruas de Manaus, com a cidade vivendo o caos do sistema de transito e de transporte urbano. Resta a esperança de que a COPA DE 2014 sirva de instrumento para viabilizar um projeto que vai humanizar a cidade, trazer muitos benefícios para as pessoas, principalmente de qualidade de vida.

Para encerrar, quando meu sobrinho falou dessa idéia, lembrei que nas minhas idas ao Japão, uma das coisas que mais me chamava a atenção é a importância que os japoneses dão para o uso da bicicleta, em plena cidade de Tóquio. Mandei as fotos para ele e, uma delas, tirada agora em março de 2010, vai junto com este comentário.

Detalhe final: aceitei o desafio! Mas o maior desafio meu não será vencer os 30 km, mas comprar uma bicicleta com tantas marchas quanto o tamanho da minha preguiça de fazer exercício.

Um comentário:

  1. Vale salientar que a bicicleta é um meio de transporte econômico e não polui o meio ambiente. Promove a integração social através das amizades que são geradas e cultivadas com a formação dos grupos para esses passeios ciclisticos. Além de ser uma atividades física muito saudável.
    O ponto negativo, como foi citado pelo meu amado tio, é a falta de ciclovias pois alguns motoristas mal educados, principalmente de ônibus, insistem em tentar arrancar nossas orelhas tirando finos de nossas "magrelas".

    ResponderExcluir