10 de abril de 2010

Solidariedade & Generosidade

Enquanto esperava a minha vez de ser atendido no caixa do Banco, duas jovens ao meu lado conversavam sobre o tema solidariedade. Pelo que entendi, uma delas parecia cobrar solidariedade de uma terceira pessoa ausente naquele momento. A outra se limitava a dizer sim ou então balançar a cabeça como que concordando com tudo o que ouvia.

Solidariedade! Eu, particularmente, tenho um pouco de restrição, melhor dizendo, certa cautela com o uso dessa palavra. Infelizmente é muito comum ouvirmos essa palavra para traduzir a relação entre os membros de quadrilhas de traficantes nos morros do Rio de Janeiro, assim como entre membros de quadrilhas de homens do chamado colarinho branco (tipo Mensalão, por exemplo). A solidariedade entre esse tipo de gente é coisa perversa. É levada a ferro e fogo. É o tipo de solidariedade praticada em causa própria. Se a quadrilha está em perigo, significa que todos estão em perigo, daí a necessidade de ajudar e proteger a todos para na verdade proteger e salvar a própria pele.

Existe também uma falsa solidariedade muito comum e largamente praticada entre membros de certas organizações, quando resolvem esconder ou encobrir erros graves de um ou mais colegas de trabalho, sob o pretexto de evitar que a imagem da organização seja prejudicada. O Congresso Nacional e as Casas Legislativas de Norte a Sul do Brasil, onde estão os nossos mais ilustres representantes, têm nos dado os melhores exemplos dessa falsa e cínica solidariedade.

A solidariedade, aquela praticada entre pessoas de bem, na verdade é algo muito próximo da idéia de generosidade. É ajudar e se doar a alguém ou a uma causa de forma desinteressada. O exercício da cidadania, por exemplo, é um dos mais belos exemplos de ser solidário. No exercício da cidadania temos a oportunidade não só de defender os nossos próprios interesses como atuarmos contra injustiças praticadas contra nossos semelhantes, contra todos os tipos de vida no planeta, contra a natureza, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário