10 de abril de 2010

Tiros de Baladeira XXXV

O choque de moralização está chegando tarde
Quando a Prefeitura finalmente resolve fazer algo sério, como fiscalizar as obras da cidade que normalmente começam e terminam fora da lei (sem respeitar as regras), surge logo um movimento contrário tentando desviar a atenção e desmoralizar a iniciativa do poder público e de seus gestores. Todo mundo sabe que na construção civil estão os mais poderosos da economia nacional e local. Dizem que mexer com eles é mexer com casa de caba. Assim como entre eles existem os bons, existem também os maus. Assim como tem aqueles que seguem as regras, existem os que de praxe não as respeitam e pouco estão preocupados, pois sabem que podem contar com a benevolência do poder fiscalizador. O certo é que não pode continuar do jeito que está. O HABITE-SE, por exemplo, tornou-se o instrumento mais desmoralizado pelo próprio poder público municipal. Quando a Prefeitura finalmente concede o Habite-se, os prédios já estão habitados de longa data, o que por lei não deveria acontecer. Mas, é como os construtores e seus agentes dizem aos clientes ao entregarem os imóveis – não se preocupem, pois é de praxe as coisas acontecerem desse jeito. Quem se arrisca a bancar o certinho e cobrar o Habite-se das construtoras, acaba sendo ridicularizado ou então intimidado com a ameaça de que seus vizinhos passarão a odiá-lo por estar reclamando de algo que, de praxe, ninguém leva muito a sério.

Equipes Médicas nos Hospitais
Foi anunciado que a partir da próxima semana todos os hospitais deverão funcionar com equipes médicas completas. Como seria bom se fosse verdade! Os brasileiros ficariam felizes. No fundo é mais uma dessas campanhas de tentativa de moralização de alguma coisa nesse país, principalmente em ano eleitoral acirrado. O povo, coitado, está sempre acreditando que um dia as promessas atravessarão a ponte das boas intenções. Hoje temos hospitais sem estoque de medicamentos básicos, imagine de uma hora para outra ter uma equipe completa de médicos. Repito! Como seria bom se fosse verdade. Será em pouco tempo mais uma enorme decepção do povo brasileiro, principalmente daqueles que dependem dos hospitais públicos e que amanhecem nas filas todos os dias na esperança de um atendimento. Em ano eleitoral, para iludir o povo e conseguir votos, vale tudo, até brincar com a saúde e a esperança do povo. 

Filhos de Políticos na Escola Pública
Acredite se quiser! Estão querendo aprovar um projeto onde todos os políticos vão ter que colocar seus filhos em escolas públicas. Responda com sinceridade – você acredita nisso mesmo? Se um dia isso passar no Congresso Nacional, anote aí – o Brasil tem jeito! A classe política brasileira, principalmente essa que nos representa hoje, na sua maioria, tem explicitamente uma prioridade que é olhar primeiro para o próprio umbigo, depois para o umbigo dos seus, depois dos agregados e por último para a vontade do povo que o elegeu. Ora bolas! Se eles (políticos) não abrem mão da verba indenizatória para comprar o guarda-roupa (kit paletó) para trabalhar, você acha mesmo que eles irão abrir mão de usar uma sobra dessa e de outras verbas de gabinete para colocar os filhos na Escola Privada, como forma a prepará-los melhor para tomar a vaga dos filhos dos seus eleitores na disputa pelas vagas na Universidade Pública? Como diz os próprios jovens – se liga né!

Nenhum comentário:

Postar um comentário