3 de abril de 2014

AUXÍLIO-FINANCEIRO



No parlamento é comum assistirmos os políticos se protegerem entre si, particularmente quando está em jogo algo que é para o bem de todos eles, obviamente. Coisas do tipo: aumento de salário, ajuda de custo, quota de gasolina, auxílios-diversos, verba de gabinete, etc. Durante muito tempo, por exemplo, nenhum deles achava ruim receber tal auxílio que era uma ajuda esdrúxula para montar o guarda-roupa do parlamentar todos os anos, usando para isso o já explorado, furado e maltratado bolso do contribuinte.

Enquanto a reação da sociedade era pequena para esse fato, mesmo aqueles que reconheciam ser essa ajuda imoral, optavam por silenciar e utilizar a verba normalmente, usando como explicação ou argumento de defesa, a desculpa de que não estavam cometendo nenhum ato ilegal. E, na verdade, não estavam. Sempre foi imoral, mas não ilegal.

Entre os usuários dessa verba existiam aqueles que condenavam o auxílio-paletó recebido e, para expressar essa posição, declaravam o uso da verba em outras coisas, mas tinham que ser coisas voltadas, obviamente, para as comunidades e/ou comunitários do seu curral eleitoral. Ora, se o parlamentar decidisse pegar a verba do auxílio-paletó e comprar bicicletas ou rancho para distribuir, onde vocês acham que ele iria distribuir  – na comunidade dos eleitores do político adversário? É óbvio que não! Uma explícita demonstração de desvio de finalidade do auxílio-paletó para outros fins – caça de votos!

O povo felizmente abriu os olhos para essa mazela e houve então uma reação maior da sociedade, alimentada principalmente pelas redes sociais. Os políticos, submetidos a maior pressão, despertaram para o fato de que não dava mais para levar na valsa e continuar com tamanha imoralidade. Resultado: a verba que era destinada todos os anos para a compra do kit-paletó, permanece existindo, até prova em contrário, apenas no primeiro e no último ano do mandato. Aliviaram o bolso do contribuinte, mas continuam faltando com a verdade quando afirmam categoricamente que acabaram definitivamente com tal ajuda. Não foi bem assim né...

Nenhum comentário:

Postar um comentário