15 de janeiro de 2013

AUXÍLIO-PALETÓ & AJUDA DE CUSTO


Afinal, minha gente, essa coisa chamada AUXILIO-PALETÓ é SALÁRIO ou é AJUDA DE CUSTO?

Agora, sob a mira do LEÃO, parlamentares juram de pé junto que o auxílio-paletó não é salário – é ajuda de custo. Não se assuste se aparecer parlamentar jurando até que não sabia de nada, nem que recebia ajuda para comprar paletó.  Na verdade, mais uma vez vão tentar nos tratar como bobos ou como otários.  Acontece, meus caros, que agora surgiu um fato novo, melhor dizendo, surgiu uma figura nova. O LEÃO da RECEITA FEDERAL, que não é manso e de bobo não tem nada, está querendo todas aquelas explicações que sempre nos foram negadas ou então fornecidas sem a necessária transparência.

Vejam como são as coisas!

Quando foi para não ter que prestar contas de um único centavo da “ajuda de custo” que recebem todos os anos, supostamente para comprar paletó, daí o nome auxílio-paletó, os parlamentares foram atrás do jeitinho brasileiro e, obviamente, encontraram. Resolveram chamar a  tal “ajuda de custo” de 14º salário. Na ALE não foi diferente. Por  lá eles também transformaram a  ajuda de custo em 14º e 15º salários, pois assim ficariam livres daqueles contribuintes chatos,que não se contentam em apenas pagar os seus impostos. Entretanto, como a tal ajuda de custo recebeu o nome de salário, os parlamentares entendem que não devem nenhuma explicação ao contribuinte do que fazem com o dinheiro que nasce do suor do trabalhador que paga todas as contas do parlamento.

Surpreendentemente, agora, quando o LEÃO da RECEITA FEDERAL resolveu entrar em cena, ouço e leio parlamentares alegando que não devem nada ao LEÃO, pois a grana que já meteram e vão continuar metendo no bolso, pasmem, não é “salário”, é “ajuda de custo”. Ora bolas! Se  é ajuda de custo, caros parlamentares, então todos, indistintamente,  estão no dever de prestar contas sim, inclusive documental, de cada centavo recebido como auxílio-paletó. E mais! Se for ajuda de custo, ela não pode ser desviada para outra coisa. Se for “ajuda de custo” e tem por finalidade auxiliar o parlamentar a comprar paletó, esse parlamentar não tem autoridade, não tem poderes para pegar essa ajuda e usar em outras coisas, nem mesmo para fazer doação/caridade como alguns estão fazendo, tirando na verdade proveito político de algo que há muito tempo vem sendo objeto de crítica e indignação por parte da sociedade. Se o parlamentar é contra o auxílio-paletó, que renuncie a ele já.

Por último, nós, contribuintes, temos que ficar atentos, pois se o LEÃO entender que os parlamentares recebiam 14º e 15º salários e não “ajuda de custo”, eles terão que recolher o imposto sobre tudo aquilo que já receberam. Daí, meus caros, da mesma forma que se reuniram para criar e aprovar o famigerado auxílio-paletó, vão se reunir outra vez para discutir como alegar inocência no caso e passar a conta para o bolso do povo. Duvide não!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário