6 de fevereiro de 2007

Tiros de Baladeira (1)



Literalmente no buraco!...
Juiz brinca de soltar bandido, procurador tenta transformar colega em presunto, assalto relâmpago um dia sim outro também, polícia a pé por falta de viaturas em condições de rodar, chuva, buraco, alagação, buraco, congestionamento, buraco, mais iptu, buraco, aumento da passagem, buraco, buraaaaaaaaaaaco...

É de lascar!...
Até hoje a população de Manaus está pagando caro pelas canetadas daquele juiz plantonista que mandou uma penca de bandidos para casa. Um condomínio da Rua Paraíba teve um dos apartamentos assaltado por um desses elementos soltos. Mas é isso aí mesmo! Bandido solto, juiz tranqüilão como se nada de ruim tivesse feito e o povo que se lasque.

Tem coelho nesse mato!...
Uma das justificativas mais usadas pelos juizes para mandar soltar bandidos de todas as espécies, é que acontecem falhas de procedimentos desde as delegacias, onde são feitas as primeiras ocorrências que vão resultar em processo. Por conta disso ficamos nós, contribuintes, pagando e assistindo a polícia dizer que cumpre a sua parte prendendo os bandidos e os juízes mandando soltar sob a alegação de que estão cumprindo o que determina a lei. Sem falar que hoje todos os delegados, salvo melhor juízo, são bacharéis em direito, nomeados após aprovação em concurso, não se justificando as falhas que supostamente cometem (por incompetência) e que levam os juizes a colocarem bandidos de volta nas ruas. É difícil de engolir essa – tem coelho nesse mato!

Prefeitura – ordem na casa!...
A Prefeitura vem adotando uma série de medidas na área de construção em Manaus, resgatando o fiel cumprimento de seus deveres e responsabilidades nesse segmento. Sugiro uma campanha orientando as pessoas para que - ao adquirirem imóveis em conjunto horizontais ou verticais - só aceitem receber e ocupar o imóvel adquirido mediante a apresentação do Habite-se, sem se deixarem enganar pela velha conversa de que já está quase tudo pronto e o Habite-se só vai aparecer meses depois. É comum aqui em Manaus conjuntos e prédios residenciais já estarem habitados, porém sem o habite-se obrigatório, seja provisório ou definitivo, inclusive em áreas nobres. Facilidades que eram criadas, em detrimento do cumprimento da lei e da ordem.

Azulzinhos – Está melhorando!...
Antes da criação do mercado de multas, a principal ferramenta da pessoa que trabalhava no controle do trânsito era o seu apito. Alguns fizeram história nas esquinas criando maneiras próprias de orientar o tráfego. Com o mercado de multas, trocaram o apito por um talão de multa e uma caneta. Agora você passa nas esquinas e lá está o azulzinho(a) de óculos escuro, talão numa mão e caneta na outra. O apito passou a ser só um detalhe. Porém, com os problemas das obras dos novos viadutos que estão sendo construídos, é salutar se ver em alguns pontos os azulzinhos em plena atividade de trabalho, preocupados em ajudar a desafogar o trânsito e não em arrumar multas para engordar o caixa do estado. Já é um avanço!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário