6 de fevereiro de 2007

Tiros de Baladeira (IV)


Segredo de Justiça.
Aplicar o secreto de justiça em processos envolvendo homens públicos deve merecer o alerta da sociedade. Primeiro que nenhum político, se aqui política fosse levado a sério, deveria ter direito a disputar cargo público, tendo nas costas processos que correm na justiça protegidos pelo segredo de justiça. Como estamos no Brasil, esse segredo de justiça, quando aplicado, pode estar escondendo coisas que até Deus duvida. Ora, como é que vamos saber se determinado candidato é bom ou ruim, se não podemos saber no que ele anda metido. Depois de eleitos, ainda ganham privilégios de participar de comissões que podem direta ou indiretamente estarem ligadas ao crime que está correndo em segredo de justiça. Alguém duvida disso? Se não há como acabar com o segredo de justiça para processos que envolvam homens públicos, então que sejam proibidos de participar de determinadas comissões dentro do Congresso. O risco é que nessas condições acabe faltando político para compor as comissões.
MP Estadual
Uma das melhores coisas que já aconteceram nos últimos tempos nesse país foi a criação do ministério público. Atraiu gente nova, com disposição ao trabalho e sem vícios. Passaram a ser o principal aliado da sociedade, principalmente no combate à corrupção. Em qualquer conversa sobre escândalos ou corrupção, alguém trata logo de sugerir – denuncie ao Ministério Público. De repente, em Manaus, somos surpreendidos com o escândalo do ministério público do Estado do Amazonas, onde, segundo noticiários, procurador tenta matar procurador, abrindo a porteira para outras denúncias e escândalos envolvendo o mesmo MP. O resultado é a manchete de que o MP, por conta da conduta de uma minoria, vai ter que passar pelo constrangimento de uma auditoria. É lamentável, pois com certeza o MP Estadual é constituído sim de uma maioria de pessoas integras em todos os sentidos, mas que vão ter que redobrar os esforços para reconquistar a credibilidade e a confiança da sociedade. Não adiante tapar o sol com a peneira, pois um escândalo na CMM ou na Assembléia, a sociedade já não se surpreende, pois é a rotina dessas casas. No caso do MP Estadual o escândalo caiu como um golpe difícil de absorver pela sociedade, pois envolve uma instituição cujos nobres objetivos foram traídos por alguns de seus membros. Eu mantenho a fé no que lá estão. Nos íntegros, obviamente, até que a auditagem seja concluída e possa separar o joio do trigo.
SEPROR
Com o anuncio do deputado do PC do B para a Secretaria de Produção, parece que podemos então ficar tranqüilos de que não acontecerá mais a louca e esdrúxula fusão anunciada. Deus nos proteja! Mas, além disso, temos um fato novo que é a união explícita do PC do B com o governo do Estado do Amazonas. Uma coisa meio esquisita de entender se levar em conta alguns discursos do passado. Mas deixa isso para lá. Afinal, existe sempre a expectativa de que o eleitor tenha memória curta. Digamos que seja um novo tempo. O mais importante é que está sendo nomeado para a SEPROR um sujeito experiente, do ramo, ou seja, alguém que consegue distinguir bem um boi de um pé de couve. Para quem está assistindo as coisas acontecerem do lado de cá, a grande expectativa é como vai ser o desempenho do secretário, saindo da condição de atirador para alvo. De nossa parte o desejo é que o novo secretário consiga dinamizar as nossas atividades agropecuárias e que a agroindústria e o agronegócio deixem de ser um sonho e torne-se realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário